Campanha antecipada nas redes sociais


Os tucanos vão entregar a equipe de internet a Xico Graziano, diretor-executivo do site Observador Político. Graziano encomendou um levantamento da "reputação digital" de Aécio, com dados sobre procedência e qualidade das menções feitas sobre o tucano.

O PSB ainda não escolheu quem ficará à frente das ações da legenda nas redes sociais, que por enquanto estão sob comando de Vera Canfran, coordenadora da comunicação nacional do partido.

"Um político hoje não pode se dar o luxo de não estar dialogando nas redes sociais" - Gil Castillo, consultora política

Em entrevista à BBC Brasil, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Marco Aurélio Mello, alerta que os pré-candidatos devem ser cautelosos para que seu engajamento virtual não ganhe contornos de campanha antecipada, que pode ser punida com multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Em dezembro, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma minirreforma eleitoral, que altera pontos da legislação eleitoral e regulamenta a campanha nas redes sociais.

A nova lei estipula que não será considerada campanha antecipada a atuação de pré-candidatos nas redes sociais para expor plataformas e projetos políticos, mas considera crime eleitoral a contratação direta ou indireta de pessoas para publicar mensagens com ofensas a candidato, partido ou coligação.

As mudanças, no entanto, só passam a valer nas eleições municipais de 2016 por terem sido aprovadas menos de um ano antes do pleito presidencial.