Seminário Técnico Sobre Prevenção de Enchentes e Proteção à Água Potável


A sugestão da Associação Comunitária do Bairro Ferroviário de Montenegro  ao  Secretário de Obras do RS, Luiz Carlos Busato, na Abertura da Audiência Pública dos ESTUDOS DE ALTERNATIVAS PARA MINIMIZAÇÃO DO EFEITO DAS CHEIAS DO TRECHO BAIXO DO RIO CAÍ/RS de conciliação de obras para contenção de enchentes em Montenegro com o armazenamento de água para os períodos de seca ou estiagem na região, incluindo rio Caí e Rio dos Sinos para evitar o racionamento de água em Novo Hamburgo tem coincidências com as sugestões do Seminário Técnico Sobre Prevenção de Enchentes e Proteção de Água Potável da Baviera.

Seminário Técnico Sobre Prevenção de Enchentes e Proteção de Água Potável da Baviera sugere:

A retenção de águas é feita através de obras menores, que preveem o alargamento de rios e a agregação de áreas de campo, pastagens e de lavouras para receber e acumular a água do transbordamento dos rios, em uma etapa mais branda da enchente. Construção de pequenas barragens. 

As obras de engenharia preveem um HD 100 – segurança de 100 anos, com a construção de diques (impermeabilização e reativação de represas). A prevenção prevê ações de educação da população. Há um código de obras para que o cidadão que vai construir uma casa saiba da segurança em relação a uma possível enchente. As áreas de risco de enchentes devem ser mantidas livres de habitações. 

Caso isso não seja observado, o cidadão não tem direito a seguro e tampouco a auxílio do estado. É dada orientação aos cidadãos mantendo-os informados sobre o nível e os locais que a água pode chegar. Em alguns prédios históricos há marcas nas paredes indicando onde a água chegou por ocasião das últimas enchentes. 

O projeto global foi elaborado pela Agência Estadual da Baviera e os projetos 
específicos foram contratados por meio de empresas de engenharia. O custo 
total do Programa Ação 2020, de 2000 a 2020, é de 2,3 bilhões de euros, tendo sido aplicados 150 milhões de euros entre 2006 e 2008 (o que extrapolou a previsão inicial), nos demais anos a previsão é de 115 milhões €/ano. O programa atende a duas grandes bacias do Estado da Baviera, Danúbio, que inclui Isar e Bacia do Meno. 

A Baviera tem condições muito particulares, nos Alpes a precipitação é de 2.000mm/ano, o que possibilita o abastecimento tranqüilo da cidade de Munique, ao passo que no norte desse estado, em Hof, a precipitação é de apenas 650 mm/ano. O Programa Ação 2020 prevê uma integração perfeita entre estado, municípios, setor agrícola, industrial, florestal, ambiental, de recursos hídricos e cidadãos. 

A Agência Estadual do Meio Ambiente da Baviera se dispôs a fazer convênio 
com o Estado de Santa Catarina. 

 Relatório completo do Seminário no link abaixo: