Gelson, Alves e Francisco sugerem o Dia do Escritor em Montenegro Cidade das Artes



O Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Renato Kranz (PMDB), recebeu, hoje (14/01), os membros da recém fundada Academia Montenegrina de Letras (AML). Os escritores Gelson Weschenfelder e Djacir Vieira Alves, idealizadores da instituição literária, apresentaram proposta para fomentar a literatura na cidade.

A ideia é criar o “Dia do Escritor em Montenegro”, com foco na valorização dos escritores que tenham sua carreira literária de alguma forma vinculada com a história da cidade. Para tanto, o dia sugerido foi a data de nascimento da escritora mais antiga de Montenegro, Filomena Maria de Oliveira Brandão, conhecida na época como Dona Loló, nascida em 30 de julho de 1864. A data marcaria as comemorações dos 150 anos de nascimento da escritora.

Gelson explicou que vem realizando uma ampla pesquisa histórica e bibliográfica. O intuito é apurar dados sobre escritores montenegrinos a fim de obter um registro sistematizado da história da literatura montenegrina. A documentação possibilitará o resgate da memória literária de Montenegro, que, atualmente, não existe.


Esse processo de catalogação já reuniu 116 nomes de escritores. “Para definir as personalidades integrantes desse conjunto de escritores, foram utilizados os critérios de se o escritor nasceu ou fixou residência na cidade ou se ele exerceu alguma atividade profissional em Montenegro durante o período de suas criações literárias”, revelou Gelson.

O Vereador Renato Kranz comprometeu-se a elaborar o projeto de lei para que ele possa ser aprovado até o começo de março, assim que estiver de posse dos dados bibliográficos da homenageada. “A inclusão dessa data no Calendário de Eventos do Município possibilitará o fomento da cultura, da arte e da história da cidade de Montenegro. É importante que as escolas municipais e a sociedade possam se apropriar desses dados, a fim de manter viva a memória literária da cidade”, ponderou o Presidente da Câmara.

Por fim, o escritor montenegrino José Francisco V. da Silva aproveitou a oportunidade para entregar um exemplar de seu livro, “Sonhos de um Menino”, com prefácio do professor Renato Kranz, para integrar o acervo da futura biblioteca da AML.