Diocese de Montenegro o Batismo e a preparação para o sacramento


A Diocese de Montenegro está projetando um novo Plano de Pastoral. Ele vai envolver toda a nossa diocese: Bispo, Clero, Leigos e Leigas. Não temos ainda um caminho bem claro, não sabemos como será o percurso, nem temos garantia de êxito. Mas vamos iniciar. Foi o que decidiu a Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2013, em Bom Princípio.

O que apresenta esse Plano de Pastoral? A iniciativa é bem simples: quando uma família procura a paróquia para pedir o Sacramento do Batismo para seu filho ou filha, a paróquia enviará algumas pessoas para a casa da família onde, junto com os padrinhos, acontecerá a preparação para o sacramento. Isso criará vínculos maiores entre a comunidade, a família e os padrinhos. Outra possibilidade é a interação durante a preparação, que acontece num pequeno grupo, onde as pessoas ficam mais à vontade.

 Há mais um aspecto positivo: ao entrar na casa da família, percebemos quais são as eventuais necessidades que existem e que a comunidade ou a própria sociedade devam ajudar a suprir. Esse modo de preparação é porta aberta para a proximidade (acolhida), interação (formação personalizada) e caridade (fraternidade).


Temos a certeza de que Deus está conosco. Ele mesmo prometeu: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Evangelizar não é obra humana. A evangelização é colaboração humana à obra divina. O cristão parte em missão, ainda que seja para visitar seu vizinho de rua, sabendo que quem através dele agirá é o Espírito Santo de Deus. Com essa confiança é possível ser missionário.

Além disso, temos certeza de que somos capazes, temos qualidades e boa vontade. Jesus não escolheu os homens e as mulheres mais capacitados para serem seus discípulos. Chamou pessoas com corações generosos e disponíveis. Formação é algo fundamental. Precisamos saber dar as razões da nossa fé. Por esta razão, todas nossas paróquias promoverão encontros de formação para os catequistas do Batismo. Contudo, não podemos esquecer que a primeira formação é ter uma verdadeira experiência de fé, de encontro com o Senhor.

 Todo cristão que ama a Deus, medita a Sagrada Escritura, participa das celebrações dos sacramentos e procura viver sua fé, pode testemunhar, ajudando outros a se aproximarem de Deus.

O Plano Diocesano de Pastoral não é mais uma atividade que a Igreja Diocesana apresenta. Ele será o eixo de toda a pastoral. Está plenamente dentro do espírito do Evangelho, das indicações do Documento de Aparecida e em sintonia com o estudo da CNBB “Comunidade de Comunidades – uma nova paróquia”.

Temos um belo futuro para construir. Façamos juntos o melhor que podemos. Deus conta conosco. E nós nos colocamos ao seu inteiro dispor! Ter um grande desafio pela frente não nos assusta, mas gera em nós uma grande alegria. Por isso, pedimos a todo povo diocesano, que reze pelo Plano de Pastoral. A oração é a seguinte: