Canalização no Parque Centenário de Montenegro




O esgoto que escorre a céu aberto em direção ao açude, também conhecido como lago do parque, está sendo canalizado. Como a rede de canos está parcialmente comprometida próximo ao brejo, na parte alta do açude, a Prefeitura começou as obras de canalização ao lado do prédio do ginásio Azulão. 

Serão colocados canos de 80 cm de diâmetro e parte deste material já está no parque. Na tarde desta quarta-feira, 15/01, Edson Luiz de Oliveira, responsável pelo Departamento de Floresta e Áreas Protegidas do Estado, DEFAP de Montenegro, órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, esteve no local a averiguou a situação. Após conferir o início dos trabalhos propostos pela Administração Municipal e reunir-se com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Clóvis Domingues e demais técnicos da Prefeitura, Oliveira sugeriu que seja feito o projeto de canalização e paisagístico da área onde estão sendo feitas as obras. “O esgoto lançava dejetos no açude e a nossa intenção é fazer a canalização”, disse o secretário Domingues. 

Elisa Kerber Schoenell, assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, afirmou que há uma preocupação com relação aos dejetos que desaguam no açude. “Será feita uma investigação, vamos coletar material e fazer uma análise sobre a quantidade de ingredientes, como termo tolerantes, oxigênio dissolvido, assim como óleos e graxas, que são poluentes”, explicou Elisa. 

Também estiveram presentes no Parque Centenário, João Elias Bragatto, Procurador Geral do Município; o engenheiro agrônomo, Fabrício Almeida Rodrigues, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Município. Em entrevista às rádios locais e manifestação nas redes sociais, o prefeito Paulo Azeredo disse que “não se trata de aterramento do açude, e sim de canalização de esgoto para evitar a contaminação”, concluiu.