Prefeito de Montenegro Paulo Azeredo faz balanço das atividades do 1º ano do Governo



No início da semana o prefeito Paulo Azeredo reuniu no Gabinete do Povo todos os secretários Municipais. O encontro serviu para que cada um apresentasse as principais ações de suas respectivas áreas e projeções para o próximo ano. Muitas ações de governo envolveram ao mesmo tempo mais de um setor ou secretaria. Como, por exemplo, as realizações viárias, que passam pelas Secretarias de Gestão e Planejamento, de Viação e Serviços Urbanos, de Obras Públicas e Departamento de Trânsito. 


O fechamento do Valão e do Buraco do Voto foram duas obras muito comemoradas pela comunidade. Ambas aguardaram cerca de 20 anos para serem realizadas. A construção do heliporto no aeródromo também aconteceu em 2013 e quando receber a sinalização adequada permitirá a decolagem e o pouso noturno, o que facilitará a remoção médica, o deslocamento mais rápido, cursos de pilotagem e instrução.


Assim como a área de arquitetura e urbanismo que desenvolve projetos que serão executados por outros setores, como o da rotatória da RSC 287 que foi protocolado no DAER na segunda-feira, dia 23/12.


De modo geral, a Administração teve avanços em algumas áreas e muitos desafios para cumprir a demanda das obras necessárias, como as ocasionadas por duas enchentes no meio do ano, que mobilizou o atendimento na área assistencial. A secretária Cleusa Marca, da Administração, destacou a abertura de inscrições para o Concurso Público para preencher vagas no funcionalismo, pois vinha sendo aguardado há algum tempo.


Acompanhe o resumo de algumas ações apresentadas durante a reunião que aconteceu na segunda-feira, 23/12, no Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura.


Desenvolvimento Rural

Terraplanagem e melhorias nos acessos às estradas e propriedades rurais; incremento à produção de aves, ovos e suínos; promoção da safra de citros, que foi superior em volume e valor pago ao produtor; eventos como Lançamento oficial da Safra de Citrus 2013, Festa da Bergamota Montenegrina; atendimento à Casa do Produtor Rural. 

Educação e Cultura

Na área da Educação e Cultura, Luiz Aldana, salientou a integração das escolas públicas municipais no programa Mais Educação que visa fomentar projetos ou ações sócio-educativas oferecidas gratuitamente às crianças, adolescentes e jovens. Também foram destacados a inauguração da Biblioteca e Telecentro da Timbaúva e os inúmeros encontros com a comunidade escolar visando à qualificação do corpo docente.

Oficinas para atendentes de escola. Apoio a propostas pedagógicas e a participação de projetos escolares em eventos como Expointer e Congresso Brasileiro de Agroecologia. E a renovação do convênio para revitalização da Estação da Cultura.

Fazenda

Segundo o secretário Astor Scherer, as contas públicas vão fechar o ano de maneira equilibrada. A campanha do REFIS teve a maior procura pelo pagamento parcelado enquanto o interesse maior do cidadão foi pela quitação do IPTU. O bom momento econômico do município se refletiu também no pagamento integral da Folha do funcionalismo com recursos próprios. Cabe lembrar que Montenegro está entre os 10% das cidades gaúchas que não precisaram recorrer a financiamentos para cumprir com o vencimento dos servidores, como salário e décimo terceiro.

O resultado será no encerramento do exercício de 2013 e o balanço financeiro deve ficar pronto no início do próximo mês, concluiu o secretário.

Gestão e Planejamento

Restauração da rua Ramiro Barcelos; Continuidade dos projetos para construção da Unidade Básica de Saúde  UBS -, Santo Antônio e Parque Centenário; Pórtico na RSC 240; praça Prolurb 1 e 2; UBS Sala de vacinas na Secretaria da Saúde; Manutenção e andamento do projeto arroio São Miguel; aquisição de cadeira odontológica e equipamento odontológico completo para o Programa Saúda da Família; empenho do calibrador eletrônico de frutas; aquisição de escavadeira hidráulica com recursos da União de R$ 250 mil oriundo do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Habilitação no Ministério das Cidades para pavimentação e qualificação das vias urbanas. No Ministério do Esporte, empenho para construção da pista de skate no bairro Aeroclube.

O Ministério da Pesca habilitou o município para aquisição de patrulha mecanizada: trator de esteira e escavadeira hidráulica. Projetos cadastrados no SIMEC-MEC Pro-Infância para construção de novas escolas e no SIMEC-MEC-PAR para construção de seis salas de aulana EMEF Bairro Senai e, em análise, EMEF Estação. O Ministério do Trabalho e Emprego aprovou emenda do termo de convênio para construção do galpão para triagem de resíduos sólidos.


Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania

O secretário João Moreira, da Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, falou sobre a revisão dos cadastros do programa habitacional `Minha casa, minha vida¿, andamento à regularização fundiária, 3ª Conferência Municipal do Idoso, que teve como tema Pessoa idosa e o protagonismo nas transformações sociais¿, diversos cursos gratuitos e oficinas do Centro de Referência da Assistência Social  CRAS. 

Indústria, Comércio e Turismo

Secretário Márcio Menezes,salientou o desempenho positivo do setor econômico. Segundo ele, o microcrédito teve um crescimento de 84% e o número de pessoas atendidas dobrou em relação ao ano passado. Houve acréscimo na geração de emprego e renda em relação a 2012 e a tendência é aumentar no próximo ano devido a novas empresas que deverão se instalar na cidade ou aumentar a capacidade produtiva.

No setor de Turismo, os eventos atraíram pessoas de outras cidades que acabaram movimentando a economia local, principalmente nos segmentos de alimentação, comércio e serviços. 

Meio Ambiente

Revitalização do Balneário Municipal; instalação de lixeiras seletivas; aumento da coleta seletiva com a aquisição de 120 containers; promoção de debates ambientais; encontro para debater alternativas para a revitalização do Morro São João; distribuição de mudas; podas e remoção de árvores em situação de risco de queda; 

Saúde

Na Saúde, o agendamento por telefone que agilizou o atendimento, compra de equipamentos médicos, liberação de verbas estaduais para atendimento à saúde pública, abertura de 10 leitos da UTI e aumento de rapasse mensal para o Hospital Montenegro; atendimento pediátrico no Posto de Atendimento Médico ¿ PAM. Encontros periódicos com o Grupo de Diabetes para orientação e avaliação de casos.

Vigilância Sanitária presente nas escolas. Realização da 10ª Conferência Municipal da Saúde em Montenegro e o projeto de horta comunitária no Posto Médico de Muda Boi. 

Viação e Serviços Urbanos

Launir Fentzke, secretário Municipal de Viação e Serviços Urbanos, destacou a construção de rotatórias, como a do Balaca e a da Via II, a pavimentação de ruas nos bairros, melhorias das estradas no interior e a recuperação de cinco máquinas que foram recolocadas em funcionamento. 

Projeções para 2014

Construção da Unidade Básica de Saúde no bairro Santo Antônio; aumento de vagas para atendimento de crianças nas creches e educação infantil; continuidade na melhoria das estradas do interior e aumento da pavimentação urbana; construção de porto fluvial; aquisição de novos equipamentos e de um novo caminhão de Bombeiros; implantação integral do plano de Medicina do Trabalho, com exames periódicos de admissão e demissionário na Administração Pública.