Diocese vai à Penitenciária Modulada de Montenegro



"Estive preso e viestes me visitar"

A manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro de 2013, ficará marcada no coração de algumas pessoas. Às 9 horas chegaram à Penitenciária Modulada Estadual Agente Penitenciário Jair Fiorin, localizada na Estrada do Pesqueiro, em Montenegro, o Bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, Carlos Deonísio Flores, coordenador da Pastoral Carcerária Diocesana, Rafael Santiago e Graziela Wolfart, da Assessoria de Comunicação da Diocese de Montenegro. 

O objetivo da visita foi levar uma palavra de fé, apoio e confiança aos apenados, principalmente em função da proximidade do Natal. “Eles precisam saber que não estão sozinhos, não estão abandonados”, diz Dom Paulo.

Desde o ano passado a Justiça interditou parcialmente a Penitenciária Modulada Agente Jair Fiorin (Pesqueiro), a pedido do Ministério Público, com a proibição de ingresso de novos presos. A medida deve durar enquanto o Estado do Rio Grande do Sul não comprovar a conclusão das obras de reestruturação do sistema de tratamento de esgoto. Atualmente, a população carcerária é de aproximadamente 400 detentos nos quatro módulos e mais cerca de 50 mulheres no anexo feminino. 


A média de idade da maioria dos apenados é entre 20 e 25 anos, com escolaridade na faixa da 5ª série do Ensino Fundamental. Segundo o diretor da Penitenciária, Rogério dos Santos Ramos, grande parte dos presos não possui mais documentos, o que dificulta o processo de empregabilidade após o cumprimento da pena. Outro dado alarmante trazido por Rogério: “o que enche as cadeias é a droga, é o tráfico”, garante, com a segurança de quem atua na vida carcerária há mais de 20 anos.

A cada módulo visitado, Dom Paulo conduzia com os grupos de presos uma pequena celebração, marcada por um momento de perdão, pela gratidão às bênçãos recebidas de Deus, pela leitura do Evangelho de Lucas, em que é narrado o nascimento de Jesus, pela oração do Pai Nosso e pela adoração ao menino Jesus ao som do clássico natalino “Noite Feliz”. “Olhamos para Jesus. Ele foi preso e condenado também. Passou pela experiência dolorosa de vocês. Mas ressuscitou e está em nosso coração. 

Que vocês se sintam encorajados e com esperança enquanto vivem este tempo de provação. Rezo todos os dias por vocês. O Bispo tem grande consideração com todos que estão presos. Aqui também é uma família. Celebremos o Natal nesta família”, concluiu.

A Pastoral Carcerária da Diocese de Montenegro está em processo de implantação. Em 2014 já deve começar a gerar frutos.