Naná representa Câmara de Vereadores de Montenegro Comitê Caí



A posse das instituições eleitas e nova diretoria para o período de dezembro de 2013 a 2015 ocorreu na manhã de terça, no plenário do Legislativo montenegrino. 

Para a presidência foi reeleita Tânia Zoppas. O Vice é Carlos Alvin Heine, representante da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Também foi debatido o Estudo de Alternativas para a Minimização do Efeito das Cheias do Trecho Baixo do Caí. 

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica foi instalado em dezembro de 1998. Participam 45 instituições titulares (com direito a voto) e 45 instituições suplentes. Criado pelo Decreto Estadual nº 38 903/98, faz parte do Sistema Estadual dos Recursos Hídricos, criado pela Lei Estadual nº10 350/94.

Seu objetivo é participar do gerenciamento dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Caí. Este envolve a conservação da qualidade e quantidade da água na disponibilização de instrumentos como os planos da Bacia Hidrográfica e a outorga do uso da água. 

Conforme a direção do Comitê, para que a água não se torne escassa e fique comprometida na questão de qualidade, a população precisa organizar administrar e gerenciar os recursos hídricos. Este é o motivo da organização dos comitês por bacias hidrográficas, unidades geográficas delimitadas pelos divisores de águas, que territorialmente congregam a população consumidora.