Moradores de Santos Reis - Montenegro querem antipó novamente



A retirada do antipó por parte da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, na estrada que passa na comunidade de Santos Reis, continua causando polêmica. Durante reunião na Câmara, proposta pelo Vereador Carlos Einar de Mello - “Naná”,residente na localidade, diversos moradores externaram suas revoltas. Na manhã de quinta (28), reunidos Vereadores, moradores e o Secretário de Obras Públicas Vagner Arend Coitinho. 

O proponente Naná abriu o debate lamentando que a Prefeitura tenha tomado esta atitude de retirar o antipó. “Fiz um Pedido de Informação e o Prefeito vai ter que responder por que e quem autorizou”, diz. Ele lembrou que os únicos 1,2 quilômetros de asfalto realizados foram com recursos do Governo do Estado, com contrapartida do Município. “Lutamos e Montenegro hoje está na Transcitrus. Porém, até agora não foi realizado o asfalto na localidade”. Concluindo, o Vereador lamentou que agora, com a retirada do antipó, a comunidade voltou a “engolir pó”. 


O Secretário da SMOP, Vagner Coitinho declarou que, buscando na Secretaria projetos relacionados à estrada, nada localizou. “Estou há trinta dias como titular. No levantamento realizado, não detectamos nada relacionado à Transcitrus, no que tange a projetos. Porém, poderemos trabalhar o assunto a partir desta reunião”. Coitinho citou que a Prefeitura está licitando uma empresa que fará vários projetos, e o da Estrada de Campo do Meio/Santos Reis poderá ser incluído neste pacote. 


Segundo Ari Müller (PDT), se houve procura na Secretaria e nada encontrado, possivelmente os realizados pelo Governo anterior foram feitos sem projeto. “Vocês podem ter certeza que não vai passar os quatro anos sem esta obra estar pronta”, garantiu Ari, que é Líder do Governo Azeredo. Outro integrante da base do Governo, Roberto Braatz, reforçou a importância da localidade, a maior produtora de citrus e que até o momento não recebeu sequer 1 km do projeto Transcitrus. 


O petista Marcos Gehlen, em defesa do governo federal, reforçou que se o Município não foi contemplado com recursos da Transcitrus existe um grande responsável, que é o ex-prefeito Percival Souza de Oliveira. Quanto à retirada do antipó, o Vereador lamentou que a comunidade não tivesse sido ouvida. “O Prefeito tem que atender à necessidade apontada pelos moradores neste momento”, acrescenta Tuco.
“O que sinto agora é desânimo”
Foram as primeiras palavras pronunciadas pelo morador Alceu Henz. Ele voltou ao passado mencionando que, quando a comunidade fechou a Estrada em razão das péssimas condições, o na época deputado Paulo Azeredo (PDT), hoje Prefeito, aos gritos, dizia que deveria ser feito o asfalto urgentemente. “A única coisa feita foi o antipó, na época do Naná”. 


Quanto ao antipó arrancado pela Prefeitura, Alceu disse que ficou sabendo através de uma ligação recebida de sua vizinha. Henz, na mesma hora, entrou em contato com o Secretário de Viação Launir. Para sua surpresa, ele disse não saber o que estava acontecendo. “Então pedi para ele não arrancar a parte em cima da ponte”, acrescenta. Para o morador, em muitas partes que foram arrancadas era só ter vontade de arrumar. “Fizeram isso tudo apenas por pressão de alguns, bem poucos”, lamentou. 
Representando também os moradores, Itelvino Jahn pediu num primeiro momento a volta do antipó, até que se possa fazer o asfalto definitivo. 


Também implantação de sinalização, redutor de velocidade e o fim da colocação de pó de brita, o qual, segundo ele, é prejudicial à saúde. “Não podemos esperar que tivesse um óbito para que a Prefeitura possa colocar placas de sinalização e redutor de velocidade”, alertou. 
Quanto ao tempo para fazer o asfalto definitivo, Ari Müller acredita que não leva dois anos, já que existem inclusive recursos no Orçamento para 2014. Deixou claro que é contra colocar um novo antipó, sendo que precisa ser feito algo definitivo. Quanto à sinalização e redutores de velocidade, isto pode ser avaliado. 


Num tom mais pragmático, a Presidenta Rose Almeida citou que não adianta ficar olhando para o passado, agora é preciso uma ação concreta, já que são centenas de pessoas. “O governo precisa trabalhar com prazos. Estas famílias precisam saber de fato o que está sendo pensado e para quando”, afirmou. 
Secretário de Obras vai mandar equipe para a localidade
Conforme afirmou o Secretário de Obras, na próxima semana será deslocada uma equipe do Trânsito para fazer avaliação quanto às placas, para posterior confecção e instalação. Quanto aos redutores de velocidade, Vagner explicou que pertence à Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, precisando ser tratado com seu titular. 


O Vereador Tuco retrucou que o Vereador Ari é contra, mas a comunidade é a favor da volta do antipó, e que ela precisa ser respeitada. “Naná e Rose, vamos nos unir e marcar audiência com o Prefeito, para cobrar que ele execute a vontade dos moradores”, concluiu Tuco. Alceu Henz concordou com os Vereadores ressaltando que, para ele, a volta do antipó tem que ser urgente. “Precisam consertar o que arrancaram e ainda aproveitar e fazer também próximo à Sociedade Onze Amigos”.


Como a reunião foi gravada, os Vereadores irão levar a sua transcrição em audiência a ser marcada com o Prefeito Azeredo.