FILOSOFIA, SENSIBILIDADE E O RIO CAÍ


FILOSOFIA, SENSIBILIDADE E O RIO CAÍ – Ao Geovani, ao João, ao Fernando Orth


Fui encarregado de uns dizeres, hoje, 20 de novembro de 2013, Bairro Senai, CIEP, 8h30min, ocasião que lançava e autografava FILOSOFIA o escritor Paulo Rodrigues. Sua nova obra literária relacionada com a poesia. Surpreso, constatei o meu relapso ou o quanto o sou. Inocorrera o buscar entender da faceta incrível do analfabetismo não ser óbice ao poetar popular, a poesia ao alcance de todos através da filosofia. Ou a filosofia popular e a profundidade universal das pessoas e seus pensamentos regionais? Mais ou menos importante como a grega? O que explica Gildo de Freitas ou alguém com quem convivi breves instantes em Rosário do Sul, 2004, cujo nome nunca soube e que me dirigiu uma frase contundente: “meus versos vão até onde enxergo”?

Catulo da Paixão Cearense com “Luar do Sertão: [...] Ó, que saudade do luar da minha terra, lá na serra branquejando folhas secas pelo chão. Esse luar cá da cidade é tão escuro, não tem aquela saudade do luar do meu sertão. [...] Não há, ó gente, ó, não luar como esse do sertão [...]”, poesia e filosofia andam juntas e só juntas despertam a consciência de “SER”. E cantei junto aos professores, alunos, demais profissionais da Educação, à guitarra dissonante e maravilhosa do Jorge Veloso, lá de Uruguaiana.
Que momento!

À tarde, 14h até 16h30min, no Caça e Pesca o encontro com um dos maiores valores do nosso canto planetário: o Rio Caí. Pequena multidão no local, de inúmeros segmentos sociais, povo.

Porque me resta uns fios de razão fico impedido de exclamar: um milagre! Em julho do ano de 2014 será emitido o “Relatório R9: das Consultas Públicas do Estudo de Alternativas para Minimização do Efeito das Cheias do Trecho Baixo do Rio Caí”, privilegiando São Sebastião do Caí e Montenegro, como pólos para os demais municípios da região.

Complexo, o estudo envolve conhecimentos de planejamento regional, ambiental e de recursos hídricos, aerofotogrametria, hidrologia e obras hidráulicas, mobilização social. Acertado que a comunidade fará intervenções, com vista a proposições de soluções para o problema das cheias.
O Consórcio Técnico é composto pela Engeplus Ltda. e pela Aerogeo, contratada com o Estado do Rio Grande do Sul (Processo Administrativo: Expediente n° 000463-22.00/12-2; Tomada de Preços n° 186/CELIC/2012; Data da Licitação: 14/01/2013).

A todos nós resta participar, adquirir e transmitir a consciência de que não basta o estudo das alternativas de resolver não só os problemas das cheias do Caí, mas todo o saneamento, em uma década. O trabalho segue, comprometendo documentalmente os governos, fazendo disso tudo um “Assunto de Estado”. Algo terá que garantir o projeto e a execução. É outra luta.

Presente e comprometida a atual presidente do Comitê Caí, Senhora Tânia Zoppas.


Luiz Américo Alves Aldana - Vice-Prefeito e Secretário da Educação de Montenegro