Desconto do IPVA 2014 de até 15%


A redução média do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos usados no Rio Grande do Sul deverá ser de 4,1% em 2014, enquanto o desconto para os motoristas que não tiveram multa chegará a 15%.

Parte das informações já foi divulgada no Diário Oficial do Estado este mês, e mais detalhes serão anunciados nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

O prazo para quitar o IPVA com desconto máximo é 2 de janeiro de 2014. Além de não haver correção monetária no valor, o motorista que pagar até essa data ganhará um desconto de 3%, que aumentará para 5% se o contribuinte estiver cadastrado no programa Nota Fiscal Gaúcha — o prazo para cadastramento expirou no último dia 15.
Outra opção ao pagamento à vista é o parcelamento, também com descontos. Serão três parcelas, em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 31 de março, com abatimento de 3%, 2% e 1%, respectivamente.

A partir de abril, o pagamento será normal, sem descontos, até julho, escalonado em um calendário conforme a dezena final das placas. A Sefaz ainda não informou o valor esperado de arrecadação antecipada do IPVA em 2014. Em 2013, o montante foi de R$ 583 milhões.

O modelo e o ano dos veículos também influenciarão na queda do IPVA, com base na desvalorização que sofreram, o que poderá resultar em abatimento maior do que os 4,1% de média no valor dos veículos usados. Durante a maior parte do ano, os negócios não foram dos melhores para as revendas desse segmento. 

Nos últimos meses, porém, houve uma recuperação. Em outubro, as vendas de seminovos subiram 3,8%, na comparação com setembro, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). De janeiro a outubro, o cenário fechou positivamente, se comparado a 2012, com alta de 4,3% nas vendas, de 9.850.625 unidades para 10.270.123 no período.

 A chegada do final de ano sempre sinaliza uma elevação nas vendas de veículos, até pela injeção de recursos que tradicionalmente acontece nessa época com o 13º salário — avaliou o presidente da Fenauto, Ilídio Gonçalves dos Santos.

Pagamento antecipado

 A partir de 3 de janeiro de 2014, em três parcelas iguais: vencimentos em 31 de janeiro (3% de desconto), 28 de fevereiro (2%) e 31 de março (1%)

 Pagamento único: até 2 de janeiro

 Desconto para motorista sem multas: 10% a 15%

 Desconto para participantes do Programa Nota Fiscal Gaúcha: 5%


ZERO HORA