CONHEÇA AS CAUSAS DAS ENCHENTES E ALAGAMENTOS EM MONTENEGRO


Causas, tratamento dos governantes, atitudes dos cidadãos
 e planos para reverter a situação



A água que se espraiava pelas várzeas e arroios em Montenegro hoje corre por cima do asfalto em toda a cidade. Os arroios antes usados pelos índios Ibiá como fonte de navegação e alimento, passaram a ser tratados como obstáculo ao desenvolvimento e à modernização da cidade conforme o aumento da povoação.



Optou-se, então, por canalizá-los e escondê-los para a construção de ruas e e até casas, explicam os arquitetos e urbanistas. No entanto, na época das chuvas - não há como contê-los. Completamente cheios, eles transbordam e, como suas várzeas estão ocupadas, por muitas intervenções irregulares e algumas moradias, ocorrem as inundações. 

A situação se agrava ainda mais porque o solo da cidade é pouco permeável e tem apenas 40% de vegetação, segundo a Secretaria do Meio Ambiente. A água não tem para onde escorrer, fica na superfície e vai direto para as ruas. 

Na contramão desse cenário pessimista, existem pequenas medidas alternativas como, menos asfalto e concreto, canal extravasor ,desassoreamento do rio e  estudo de impacto ambiental das obras na cidade, região e na bacia do rio Caí.


NOTA: Por favor não confundir enchentes com alagamentos.

Enchente : adj m+f (de encher) Que enche, ou se enche. Ato de encher; ação e efeito de encher. Inundação. Cheia de rio que transborda; corrente,torrente.Abundância, superabundância.

Alagamento: Ação ou efeito de inundar. / Transbordamento das águas, cobrindo certa extensão do terreno. / Alagamento.