Assembleia do Clero da Diocese de Montenegro



A última quinta-feira, dia 28 de novembro, foi dia de reunir todo o clero da Diocese de Montenegro para a assembleia anual. O encontro foi realizado no Seminário São João Maria Vianney, de Bom Princípio, das 8h às 12h.

O grupo foi recebido com um acolhedor café da manhã, às 7h30min, no pátio do seminário. Muitos aproveitaram o momento para tomar um chimarrão e conversar com os colegas de presbitério. A primeira parte da reunião foi dedicada à reflexão, conduzida pelo Pe. Pedro Nicolau Schneider, coordenador da Pastoral Presbiteral. Ele propôs a leitura de um trecho da Primeira Carta de São Pedro (1Pd 3, 8-17) e a meditação sobre o texto bíblico que fala sobre a vida da comunidade.

Em seguida, Pe. Neimar Schuster fez uma análise da letra da música “Livre para amar”, de Jorge Trevisol, que foi Hino Vocacional do ano de 1997 e tema das Santas Missões Populares realizadas em 2012 em nossa Diocese. Em sua reflexão, esclareceu que “a liberdade deve ser vista como um meio para o fim que é amar”.

Após o debate a cerca de outros temas, foi feito um pequeno intervalo. A segunda parte da assembleia foi destinada às comunicações e avisos. Na ocasião, Dom Paulo De Conto, Bispo da Diocese de Montenegro, tomou a palavra e anunciou os nomes dos coordenadores das cinco áreas pastorais da Diocese de Montenegro. Acompanhe:

Área Montenegro: Pe. Júlio Bergmann

Área Salvador do Sul: Pe. Blásio Henz

Área São Sebastião do Caí: Pe. Renato Klein

Área Estrela: Pe. Eduardo Schuster

Área Bom Princípio: Pe. Hugo Steffen

Dom Paulo também nomeou os novos diretores espirituais dos três seminários da Diocese de Montenegro. Esta é uma função colaborativa, que os padres exercem além das atividades já existentes. Confira:

* Seminário São João Maria Vianney (Bom Princípio): Pe. João Paulo Schäfer

* Seminário São Paulo Apóstolo (Montenegro): Pe. Pedro Nicolau Schneider

* Seminário São João Batista (Viamão): Pe. Neimar Schuster, Pe. Ludinei Vian e Pe. José Inácio Steffen.

A Assembleia do Clero também foi um momento para distribuição de vasto material aos padres e paróquias da Diocese. O Setor Família, coordenado pelo Pe. José Inácio Steffen, entregou um diretório com orientações práticas e litúrgicas para a celebração do matrimônio; um marcador de páginas com uma oração pela família, e cartazes com a programação dos cursos de noivos de toda a Diocese. Já a Pastoral Vocacional distribuiu os calendários da Diocese do ano de 2014, que já se encontram em todas as paróquias. A Pastoral do Dízimo igualmente distribuiu um livreto com um subsídio sobre o Dízimo e o conceito de Teologia da Gratuidade. O Bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, também presenteou as paróquias e seminários com um foto sua atualizada, emoldurada.

O encontro foi encerrado ao meio-dia, após avisos e comunicados gerais, concluído com um almoço.

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro.