Secretário Ciro Simoni na10ª Conferência Municipal da Saúde - Montenegro



O secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni esteve em Montenegro para participar da abertura da 10ª Conferência Municipal da Saúde que aconteceu hoje, no Clube Comercial. Simoni disse que a Conferência é uma oportunidade para a comunidade apresentar sugestões e contribuir para o planejamento na área da saúde. ¿Como médico, antes e depois SUS (Sistema Único de Saúde), posso dizer que este é um sistema que deve ser valorizado¿, salientou. O secretário disse também que assim como o governo do Estado tem aplicado os 12%, como determina a lei, se sente gratificado pelos repasses estaduais e federais feitos a Montenegro que também aplica fortemente na área da saúde. São recursos importantes que o estado investe e que estão dando resultado em Montenegro, disse Simoni. Ele também afirmou que a cidade deve ter em breve uma Unidade de Pronto Atendimento com as verbas que vão ser repassadas.



10ª Conferência Municipal da Saúde - Montenegro



Até a abertura da Conferência havia 178 inscrições, mas durante o evento chegaram mais participantes. O prefeito Paulo Azeredo destacou a união de esforços entre Estado e Município na condução dos repasses e dos investimentos em saúde. Além de agradecer ao governo estadual e federal pelos recursos que possibilitaram ampliar cerca de seis vezes mais os investimentos em saúde, somente neste primeiro ano de gestão à frente da Prefeitura de Montenegro, Azeredo lembrou dos equipamentos adquiridos para o Hospital Montenegro, a abertura da UTI com dez novos leitos, os veículos, como ambulância, van e microônibus que estão á disposição da Secretaria Municipal da Saúde. 

O prefeito agradeceu a todos os servidores ligados à Saúde e às demais áreas da administração que trabalharam direta e indiretamente para a realização da Conferência e fez uma homenagem especial à Secretária Municipal da Saúde, Eloci Garcia da Rocha, pelo empenho e desempenho no comando da pasta. A Primeira Dama, Rosane Azeredo, entregou à secretária um ramalhete em agradecimento ao trabalho.

Ainda, durante a abertura do evento, a secretária Eloci destacou o empenho de todos os funcionários da Secretaria Municipal da Saúde pela organização do encontro e fez referência ao papel do Conselho Municipal da Saúde pela dedicação e eficiência, agindo como colaborador e fiscalizador das ações da saúde em prol dos montenegrinos.

 A secretária também falou da expectativa da elaboração do Plano Municipal de Saúde, que , segundo ela, ¿é a expressão oficial dos anseios de todos os segmentos representativos da comunidade¿, finalizou.

Depois, seguiu a programação com as apresentações previstas, palestra, grupos de trabalho, moções, votações, até o encerramento. Uma das apresentações foi sobre os trabalhos realizados pela Secretaria, como atendimento constante, acompanhamento de pacientes, atendimento pediátrico, às gestantes, serviços ambulatoriais, vacinas, exames e demais procedimentos.

 Foi salientado mais uma vez o tele-agendamento de consultas e encaminhamento de exames, agilizando os procedimentos aos pacientes. Também foi salientado o trabalho das equipes de enfermagem, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Estratégia de Saúde da Família, Imunizações e demais setores que fazem parte da Assistência Social.

Durante a Conferência, o atendimento foi normal pelo turno da manhã. Somente os postos de saúde não funcionaram nesta quarta-feira para que os servidores pudessem participar do evento. Os encaminhamentos eventuais ficaram centralizados na Assistência, no Hospital Montenegro e no Posto de Atendimento Médico. 

Na quinta-feira deverá ser feita a avaliação geral da 10º Conferência Municipal da Saúde que aconteceu no Clube do Comércio, em Montenegro.