Vídeo enviado à CPI do Lixo de Montenegro



Comentado intensamente nos bastidores o vídeo, “espécie de making off”, em que o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) aparece instruindo um dos depoentes foi mostrado no início da manhã de terça (29) a toda imprensa, ao mesmo tempo.

Os depoimentos, colhidos pelo próprio Prefeito, foram realizados fora das reuniões da CPI do Lixo, diferente do que aparece na gravação, quando ele cita: “estamos aqui na CPI do Lixo e nossa conversa é para trazer a verdade”. 
A iniciativa da CPI objetivou torná-lo público aos repórteres, evitando interpretações distorcidas sobre seu conteúdo, assim como a forma encontrada para não privilegiar nenhum veículo de comunicação. O relator Marcos Gehlen - “Tuco” explica que a iniciativa foi tomada em decorrência da grande procura por este material. “A Câmara mais uma vez faz a sua parte, demonstrando total transparência”, acrescenta. 

Segundo integrantes da Comissão, causaram estranheza trechos em que, de maneira informal, o Prefeito Paulo Azeredo aparentemente instrui o que deveria ser falado pelo Cargo em Comissão da Prefeitura, Airton Gaspar Gallas, responsável pela pesagem do lixo realizada na balança da empresa Tanac. 

Para os Vereadores, a inclusão do “making off” no vídeo ocorreu por esquecimento. Ao fim, atendendo solicitação dos profissionais da imprensa, foi disponibilizada cópia do material. Os Vereadores também esclareceram o real significado do procedimento de quebra do sigilo telefônico.

 Para a Comissão, esta proposta do Executivo não foi considerada relevante, pois tecnicamente a quebra revela apenas uma “espécie de conta do telefone” e não o teor de conversas propriamente dita.