Verdades da Profissão de Professor - Dia do professor 15/10/2013


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. 

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. 

Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

Comentários

Unknown disse…
No meu ponto de vista professor deveria fazer estágio em escola pública para séries iniciais no mínimo 2 anos como voluntário, para realmente ter a certeza da vocação, norte americanos fazem isso, antes de ter um bom emprego são voluntários nas piores regiões do mundo, depois são reconhecidos pela dedicação, já aqui é uma mordomia, primeiro ano lecionando e já fazem greve, muita gente prestando concurso e pouca gente passando, se acham superiores quando passam, mas e na prática? merecem reconhecimento aquele que estaciona na graduação e não segue com estudos para ser realmente um MESTRE em sala de aula? concordo com Paulo Freire, quem não segue aprendendo não consegue ensinar.Já professor universitário pensa como o Paulo Freire, e olha o salário e reconhecimento que eles têm dos alunos!!!!