TURISMO E CULTURA & ARTE EM MONTENEGRO

Luiz Américo Alves Aldana - Vice-Prefeito e Secretário da Educação de Montenegro

Dias atrás, escrevíamos sobre investimentos na rede hoteleira em Montenegro. Dizíamos que haveria esta manifestação acerca do Turismo em Montenegro, em apertada síntese que segue.

À tardinha de hoje, dia 16-10-2013 -, estive palestrando com Marcelo Silva, novo e jovem Diretor de Cultura, momento em que avaliamos providências no que se refere à Biblioteca Pública, passando por uma questão crucial que se trata de atividades e práticas visando a concretude das realizações – reformas e equipamentos -, algumas, unificando o Turismo e a Cultura.

Quando não compareci a uma reunião – esteve presente o sr. Prefeito -, dias passados, no Sindicato dos Químicos, é porque estava no CTG Estância do Montenegro com a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, tendo à frente o Lauro Andrade, avaliando o evento, transformado definitivamente em Cultural e Educacional, além, então, da comemoração cívica; com a adesão e participação das instituições do gênero, educacionais e culturais; cujos dirigentes recebem as minhas homenagens e agradecimentos pela compreensão, desde já.

No Estância do Montenegro começou o diálogo de ações efetivas, já acontecendo, na área do Turismo consonante à Cultura em Montenegro, capitaneadas pela Diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, sra. Andrisa Mariano – também Conselheira Estadual de Turismo -, tendo sido confirmada nosso acordo com a União Federal à inclusão no Sistema Nacional de Cultura, fato consumado e inédito.

A Andrisa, em encontro no início da semana, explanou-me outro trabalho inédito no Turismo para Montenegro – Em Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Turismo em Parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul lançou A Marca dos Destinos Turísticos do Rio Grande do Sul, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, consistindo numa cuia nas três cores do Rio Grande do Sul, valorizando as tradições gaúchas, que rodará o 
Mundo como se fosse um convite a nos conhecer.

Informa-me, que estamos fazendo o Plano de Municipalização do Turismo e o Inventário Turístico (50% cultura e a outra metade ambiental, segurança, comércio, serviços), com o apoio da comunidade, universitários, voluntários e o Conselho Municipal de Turismo. Montenegro foi escolhida pela Secretaria Estadual de Turismo para receber os estudos de competitividade que serão feitos pela Fundação Getúlio Vargas, no mês de dezembro de 2013.

Este é um presente da Secretária de Estado, sra. Abigail Pereira (por comunicação da sra. Márcia Merlo – Divisão de Planejamento), em reconhecimento aos trabalhos realizados no nosso município, mantendo o conselho ativo, eventos de integração, inclusão de Montenegro no Sistema Nacional de Cultura, em acordo com a União; Encontro de Desenvolvimento e Qualificação do Turismo. Os estudos diagnosticam e orientam para que façamos nós mesmos nossos planejamentos, da melhor forma possível, transformando-nos num município indutor, isto é, pólo irradiador e agente de transformação social que age em praticamente todas as áreas do conhecimento. 

Esta conquista é de todos, a partir dos nossos primeiros habitantes e de seus descendentes, e o porvir é promissor na área do Turismo.


LUIZ AMÉRICO ALVES ALDANA - Vice-Prefeito e Secretárioda Educação de Montenegro