Rede trifásica, pavimentação e ginásio poliesportivo em Alfama - Montenegro


Mais de 60 moradores, entre os maiores públicos desde o início do projeto, participaram quarta (30) à noite da reunião do Câmara Vai aos Bairros e ao Interior no salão Cruzeiro do Sul, na localidade de Alfama.

Raine Kranz, presidente da Associação Comunitária, manifestou-se inicialmente, em nome da comunidade. Enfatizou que para Alfama se desenvolver, a maior urgência é a instalação de rede trifásica. “No inverno temos tantos problemas com a questão da energia, que passei a tomar banho frio”, lamentou. Também cobra a pavimentação da Rua Getúlio Vargas e o fechamento do ginásio de esportes da localidade.

Prevendo que um dos assuntos mais debatidos seria a instalação de rede de água, a Câmara convidou o gerente da Corsan, Fernando Orth, que compareceu juntamente com o Engenheiro da Companhia, Angelo Marcelo Faro. Ambos garantiram que a Corsan tem o compromisso de colocar rede de água na Alfama, e que a tubulação para iniciar os trabalhos já deve chegar segunda-feira da semana que vem. A Companhia pretende fazer a implantação dos primeiros mil metros da rede até o início de 2014. 

Faro explicou que, no total, serão 2.500 metros, indo inicialmente de Alfama até a “Esquina da Sorte”. “Todos sabem que uma obra deste porte irá trazer alguns transtornos, como barulho, buraco e pó”, alertou. Tanto Orth como Faro destacaram a importância das famílias ligarem suas casas à rede, nem tanto pelo aspecto comercial e sim por questões ligadas à própria manutenção da rede. O engenheiro explicou que a água precisa ser consumida, para a sua renovação. 
A moradora Elizandra Kehl lembrou que a maioria da safra de citrus escoa pela localidade e que urge a necessidade de pavimentação da Getúlio Vargas. “Os produtores chegam a perder preço na fruta, em razão dos compradores levarem em conta a péssima estrada”, lamentou. 

O tema mais debatido pela comunidade foi a pavimentação da Getúlio Vargas. Renato Kranz, representando a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara, ficou encarregado de falar sobre este processo. Afirmou que o Legislativo vem desde o início do ano manifestando ao Executivo a preocupação com o prazo para que não seja perdida esta verba. 

“Fizemos três reuniões tratando dos contratos com a Caixa Econômica Federal, um dos quais inclui a obra da Getúlio Vargas. Vamos fazer um quarto encontro, buscando colocar em uma mesma mesa Caixa Econômica Federal, Prefeitura e Câmara”, anunciou Kranz. Destacou ainda que os Vereadores, dentro do que lhes compete, “farão de tudo para que o Prefeito não acabe perdendo este recurso, prejudicando a população”.

Os Vereadores que participaram: Rose Almeida (PP), Renato Kranz (PMDB), Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná”, Ademir Fachini (PDT), Ari Müller (PDT) e Márcio Müller (PTB), diferente das sessões de quinta, mais escutaram o que os moradores tinham a dizer do que falaram. Suas manifestações ocorreram rapidamente. Cada um falou durante dois minutos. A ata contendo todas as reivindicações será entregue pela comissão e moradores ao Prefeito Paulo Azeredo (PDT), em audiência a ser marcada.