Oncologia no Hospital Montenegro

                                      

“Acredito que o mais rápido possível, dentro das condições que tiver para se adequar, o serviço de Oncologia será habilitado no Hospital Montenegro”. Afirmação de Luís Carlos Soares, coordenador da 1º Coordenadoria Regional de Saúde do Governo do Estado, na qual Montenegro está incluída.


Informou que o processo tramitou nas câmaras técnicas da Coordenadoria e está sendo analisado no Departamento de Regulação de Atendimento de Saúde. 
Soares compareceu à reunião segunda (21) à noite na Câmara, requerida pelo Vereador Roberto Braatz (PDT) para debater a implantação do serviço. Teve a presença de administradores como o Prefeito de São José do Sul, Anildo José Petry e de municípios vizinhos, da Secretária de Saúde de Montenegro, Eloci Garcia Rocha da Rosa, do Diretor administrativo Carlos Batista da Silveira e o Diretor técnico do HM Mário de Lucca, da Presidenta do Legislativo montenegrino Rose Almeida (PP) e Vereadores. 
Para embasar a reivindicação, Braatz levou em conta o crescente número de pacientes que precisam ir ou a Porto Alegre ou a São Leopoldo, cidades de referência no tratamento com quimioterapia e radioterapia, “além do sofrimento das pessoas submetidas, sobretudo, à quimioterapia, que em muitos casos, saem pela manhã e voltam à tarde, fragilizados física e psicologicamente”. 
Benefício a cem pacientes
Lembrou que recentemente, o Secretário estadual substituto da Saúde participou de inauguração no Hospital Montenegro. “Em entrevista à rádio, questionado por mim, afirmou que a Saúde do Estado faria todos os esforços para a implantação de rádio e quimioterapia no HM”. 
O pedetista Ari Müller citou que há três anos aconteceu um encontro na Câmara com o HM sobre o assunto, não tendo êxito porque a instituição passava por dificuldades financeiras. “Seria muito importante se conseguíssemos trazer para cá. Atualmente temos um Hospital que presta bom atendimento a toda região, comportando a vinda deste serviço”. Na visão de Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”, assim como a hemodiálise, é extremamente vital para a nossa sociedade que a radioterapia e a quimioterapia possam ser atendidas no Hospital de referência para o Vale do Caí. 
Conforme o petista, a partir da grande articulação política entre o Governo do Estado e o Hospital Montenegro é “visível seu crescimento e está dando exemplo de gestão competente e eficaz para todo o Rio Grande do Sul, acrescentando que seria o momento de se avançar no atendimento à comunidade”. 
A Secretária Eloci estima que cem pacientes necessitem do serviço em Montenegro. “Em nosso Hospital, que está melhorando a cada dia, que seja possível fazer este atendimento mais humano para nossa comunidade”. Carlos Batista explicou que o HM abriu processo na Coordenadoria Regional de Saúde e está se preparando para atendimento a altas especialidades, como a Oncologia. 
“Quanta economia haverá para o gestor público se o atendimento for feito aqui e, principalmente, estaremos diminuindo o sofrimento das pessoas que não precisarão mais ir a outras cidades”, saúda Braatz. Para a Presidenta da Câmara, Rose Almeida (PP), “as notícias foram muito boas e não se está solicitando somente para Montenegro, mas à região, esperamos o resultado o mais breve possível”.