Funcionários do Banrisul mantêm paralisação




A assembleia realizada  nesta segunda-feira no Centro de Porto Alegre, os funcionários de bancos  decidiram pelo fim da greve na  Região  que já durou 26 dias. Voltam ao trabalho  terça  os trabalhadores dos bancos privados do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. 

A greve segue  no Banrisul ainda por tempo indeterminado   em mais 31 das 38 localidades com sindicatos. Novas assembleias ainda serão realizadas até esta terça-feira em algumas cidades.

Sexta-feira, o Comando Nacional de

Greve já havia dado a orientação para os bancários aceitarem a proposta mais recente da Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban). No entanto, os trabalhadores da Capital e Região Metropolitana optaram por permanecerem com a paralisação até a reunião desta segunda. 

Comando Nacional de Greve e a Fenaban entraram em acordo na madrugada desta sexta, em reunião ocorrida em São Paulo. A  proposta foi de 8% de aumento sobre os salários (aumento real de 1,82%), 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Também ficou definida a proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo federal. Os dias parados deverão ser compensados até 15 de dezembro, com o máximo de uma hora diária.