Álcool é a porta de entrada para as drogas


Estudo divulgado nos EUA comprova que a porta de entrada para o uso de drogas pesadas são as bebidas alcoólicas por estarem mais próximas de crianças e adolescentes.

A pesquisa envolveu mais de 14.500 alunos do ensino médio de 120 escolas dos Estados Unidos. Com o título “Monitoring the Future” (Monitorando o Futuro, em tradução literal), o estudo avaliou o uso de maconha, cocaína, heroína, LSD, anfetaminas e tranquilizantes, entre outros narcóticos.”Estas descobertas nos permitem afirmar com mais credibilidade o fato de que o álcool é a verdadeira porta de entrada para o uso de outras substâncias”, afirma Adam Barry, professor e pesquisador na Faculdade de Saúde e Performance Humana da Universidade da Flórida.

O artigo médico divulgado afirma que 71% dos jovens de até 17 anos já consumiram álcool, enquanto cerca de 44% já experimentaram maconha e 6% utilizaram cocaína. ”Ao reconhecer o papel crucial do álcool, buscando retardar o início do seu uso, professores e dirigentes da saúde pública podem se preparar para evitar a progressão do consumo entre os jovens. Quanto mais se adiar o uso do álcool, mais se retardará também a busca por outras drogas “, analisa Barry.

Além disso, o estudo mostrou que os alunos que usaram álcool apresentaram até 16 vezes mais chance de usar outras drogas lícitas ou ilícitas. “O consumo de drogas normalmente começa com as que são socialmente aceitas, como álcool e cigarros, para só então evoluir para o uso de maconha e, finalmente, para outras substâncias mais pesadas”, resume Barry.