Entidades debatem ações integradas para a segurança pública de Montenegro
Reunião aconteceu na Prefeitura pela manhã e à tarde
Nesta segunda-feira, 14/10, houve um amplo debate sobre a gestão da segurança pública. Pela manhã, no Palácio Rio Branco, o prefeito Paulo Azeredo esteve reunido com entidades civis e militares para avaliar questões sobre drogas licitas e ilícitas e a relação com a criminalidade, o tráfico e o consumo. Inúmeras situações foram trazidas pelas comunidades representadas. Prevaleceu a ideia de buscar soluções em conjunto entre o poder público, a sociedade civil organizada e os diversos agentes sociais, como polícia civil e militar, judiciário e associações de moradores.
À tarde, o delegado Carlos Roberto Santana da Rosa, coordenador de Políticas de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do RS, falou sobre a possibilidade da criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM, para o combate à violência e à drogadição, reunindo entes de segurança para auxiliar o Chefe do Executivo de maneira preventiva, humanitária e pró-ativa, através das polícias civis, militares e federal. Com a formação deste Gabinete, o município se habilita a buscar recursos para investir na segurança como política de estado. ¿Com os recursos para a segurança poderemos viabilizar a aquisição de equipamentos para a Polícia Civil, Brigada Militar e a implantação do videomonitoramento¿, salientou o prefeito, já adiantando que será elaborado um projeto para a criação do GGIM.
Estiveram presentes, além do prefeito Paulo Azeredo, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública RS , União Montenegrina de Associações Comunitárias, Conselho Municipal Anti-drogas, Central Única das Favelas, Guarda Municipal, Procuradoria Geral do Município e Procon. Na próxima reunião, pré-agendada para quinta-feira, na sede 5º BPM, cada um ficou de apresentar propostas para gerar soluções no combate à criminalidade.
Comentários