A PEDAGOGIA MODERNA NAS ESCOLAS DE MONTENEGRO


A PEDAGOGIA MODERNA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MONTENEGRO

Hoje, Montenegro, 31 de outubro de 2013, 9h15min, no Parque Centenário. Enquanto organizavam o organograma e o cronograma das matrículas nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Montenegro, revisando procedimentos legais, sanando dúvidas, as diretoras receberam parte do novo e moderno material a ser utilizado na Educação Popular de Montenegro, desde já.Como disse em outra oportunidade, com outras letras: “algo haveria, mas não conhecia”. 

Absolutamente nada inútil para a educação das crianças Extremamente simples o instrumental pedagógico, mas riquíssimo em conteúdo, ótimo nas suas finalidades e com uma excelência sem precedentes para as mais experimentadas educadoras que consulto.

No ato da transmissão, a sensação de que podemos realizar a igualdade. 
Renovação, transformação e o correto da preocupação com aquilo que importa. É trabalhar bem com o que dispomos, na procura do bom desconhecido, desvendando-o, oferecendo-o ao povo, na promoção do bem comum. É criar, imaginar, exigir de si o máximo para poder oferecer.

 Ocasião de se buscar, perseguir, perseverar com intensidade no que é disponível, ao alcance de todos, sem exceção, independente de classe social para que elas, as crianças – em oportunidades, tal e qual muitas daquelas da Grécia Antiga, futuros escribas -, tenham as mesmas chances de êxito no que planejam para si, na ampla e irrestrita liberdade de escolha.

As coisas, afinal, existem e podem acontecer. Sempre é tempo. Cabe-nos encontrar e realizar.
Que todas as pessoas envolvidas tenham excelente proveito e que a humanidade seja cada vez melhor, geração a geração.

LUIZ AMÉRICO ALVES ALDANA - Vice Prefeito e Secretário da Educação de Montenegro