VAGAS NAS CRECHES EM MONTENEGRO


 Apenas para corroborar, no que faltou no noticiário   acerca do episódio "Falta de Vagas em Creches"

1) A segunda via é utilizada apenas para o lançamento da inscrição dos pais e/ou responsáveis no sistema que faz a gerência da Central de Vagas. O comprovante é entregue em mãos àquele (s) que o solicita. Após o ato de inscrição nada mais é necessário, apenas aguardar o comunicado positivo via telefônica. O fato do extravio não impede que se solicite documento certificador da inscrição, sua ordem na cronologia, desde que demonstrada a legitimidade, que será emitido pela servidora competente para o ato, uma vez que possui fé-pública. Inexiste a figura da nova inscrição por extravio da Ficha. A lista da Central de Vagas, há algum tempo, já está no Ministério Público e no Conselho Tutelar. Após, nova atualização estaremos remetendo uma cópia à todas as Escolas de Educação Infantil municipais, para que os interessados acompanhem, dando, assim, total transparência ao processo, evitando, em última análise, privilégios;

2) A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem feito interpretação das normas do Conselho Municipal de Educação exatamente no sentido de que foram criadas, divergente da do órgão do Ministério Público neste município - é nisto que não concordamos e, apenas por uma questão de bom senso suspendi temporariamente novas matrículas -; portanto, é incorreta a assertiva de que nossa interpretação esteja equivocada, o que será esclarecido nos próximos dias; e, o que tem amplíssima voga é uma questão de gestão da coisa pública, portanto, obrigatoriamente deve ter presente o Princípio da Legalidade. Isto sim condiz com a busca que, em suma, é responder à população - principalmente às crianças alijadas das creches -com a adequada utilização de nossos recursos humanos, em consonância com a nossa realidade, com o espaço das salas, o número de alunos e as resoluções do CME - órgão estatal máximo de deliberações da Educação em Montenegro -; o que deverá fazer valer o interesse público e a melhor gestão do que nos é disposto para resolvermos a crônica falta de vagas em creches.
Ademais, para que não haja dúvidas, o vínculo e a submissão deste Secretário é unicamente ao que deriva do ordenamento legislativo da Educação Pública e da Gestão Pública, que foram feitas para todos.
Espero ter esclarecido os dois pontos. 

Luiz Américo Alves Aldana - Vice-Prefeito e Secretário da Educação em Montenegro  

Comentários

ernesto Jr disse…
Sr Luiz Américo Alves Aldana, fico feliz em ler este último comentário pois ele me dá esperança de que realmente podemos confiar na gestão pública, estou ciente de todos os esforços que a atual gestão está empenhada em "resolver" o gravíssimo problema na educação infantil em nossa cidade. Aproveito este comentário para que a gestão pública entenda o porque há essas intervenções Judiciais, veja o meu caso, em minha casa mora eu, minha esposa e nossa filha de 2 meses, no seu segundo dia de vida já foi realizado pessoalmente a inscrição na SMEC, a única resposta que tive em relação a vaga é: " é só aguardar pai, mas você sabe que a fila de espera está grande". Fiquei espantado com a notícia e imediatamente eu e minha esposa passamos a nos informar sobre as vagas públicas com amigos, conselho tutelar, imprensa, etc, e nos espantamos com a realidade. Hora o que um casal de pais que os dois necessitam trabalhar para sustentar sua família vai fazer se primeiro, não há vaga em creche pública, segundo esta semana descobrimos que nas creches privadas também há uma lista de espera e sem garantia de vaga mesmo pagando em média R$700,00 por mês somente a mensalidade, terceiro não temos ninguém da família por perto, pois todos os parentes próximos são de outras cidades, com esses 3 indicadores não haverá outra alternativa há não ser "apelar" judicialmente para que consigamos esta vaga onde o Sr mesmo termina seu comentário dizendo "A Educação é pública e para todos." Fico grato pela atenção e feliz pelo comentário onde surge uma esperança de que a tão sonhada vaga na creche para nossa filha e tantos filhos que estão na fila pela mesma necessidade venha a ser confirmada.