Semana do Idoso em Montenegro



De 28 de setembro até 05 de outubro, Montenegro promove a Semana do Idoso, que tem como objetivo expandir o trabalho desenvolvido com a terceira idade no município. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o evento prima pela qualidade de vida da população ao promover dentro das atividades desenvolvidas, sociabilização, saúde, dinâmicas, jogos e competições de equipes.

Dentre as atrações programadas, estão o 6º Baile da Amizade, com animação do Musical Encanto, dia 29 de setembro; a palestra “Audição e equilíbrio”, ministrada pela fonoaudióloga Ana Cristina Fell, dia 02 de outubro; um Piquenique no Parque Centenário com lanche comunitário, dia 04; entre outras. Todas as atividades são gratuitas.

Mais informações sobre as atrações da Semana do Idoso podem ser obtidas no Sesc Montenegro, localizado na Rua Capitão Porfírio, 2205, Centro, ou pelos telefones (51) 3649-3403 ou 3649-4458.

Sesc e o trabalho com idosos - No Brasil são aproximadamente 15 milhões de idosos, correspondendo a 8,6% da população total sendo mais da metade mulher. Até 2040 a população idosa do país deve duplicar, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Nesse cenário, o Brasil apresenta um envelhecimento que não acompanha o ritmo de criação de políticas públicas para proteção dos direitos da terceira idade.

O Brasil é um país que caminha para o envelhecimento da população. Nascem menos brasileiros a cada dia e os idosos vivem mais. A expectativa de vida subiu de 62 para 73 anos e a fecundidade baixou de 5,8% para 1,8%. Os números apontam o crescimento do número de velhos, mas não da garantia de direitos ou qualidade de vida.

Há 50 anos, o Sesc criava o Trabalho Social com Idosos (TSI), ação que expandiu para todo o País nas últimas décadas, promovendo respeito à cidadania, melhores condições de vida, compartilhamento de experiências, saberes e garantia de direitos. Como as mudanças na sociedade brasileira, o TSI acompanhou a demanda do seu público, ampliando a oferta de atividades tanto nas capitais quanto interior.

Programação:

28 de setembro

15h: Abertura da Semana do Idoso Sesc
Local: Praça Rui Barbosa

15h30: Alongamento
Local: Praça Rui Barbosa

16h30: Dinâmicas de grupo
Local: Estação da Cultura

29 de setembro

14h às 18h: VI Baile da Amizade
Local: CTG Estância do Montenegro

30 de setembro

14h às 17h: Atividades e dinâmicas competitivas entre as equipes
Local: Estação da Cultura

1º de outubro

14h às 17h: Dia Nacional do Idoso – Entrega de tarefas das equipes às casas de longa permanência sorteadas
Local: Lar Sagrada Família – Recanto dos Vovôs – Hospedaria Carvalho – Mãe de Deus

02 de outubro

14h: Palestra “Audição e Equilíbrio”
Local: Teatro Roberto Athayde Cardona

15h30min: Apresentação de atividades artísticas
Local: Teatro Roberto Athayde Cardona

03 de outubro

14h às 17h: Jogos de Mesa e atividades esportivas
Local: Associação VIMSA

04 de outubro

14h às 17h: Piquenique no Centenário com lanche comunitário
Local: Parque Centenário

05 de outubro

10h: Culto Ecumênico
Local: CTG Estância do Montenegro

11h30: Almoço Especial
Local: CTG Estância do Montenegro

13h: Apresentação dos resultados das equipes, premiação e encerramento
Local: CTG Estância do Montenegro