Programa AABB Comunidade em Montenegro



 Nesta quarta-feira, 25/9, acontece a reabertura do Programa Integração AABB Comunidade. Será na sede da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, na rua Osvaldo Aranha nº 2188, em Montenegro, com início às 9h e 30min. O programa atende aos educandos no contra turno (50 alunos pela manhã e 50 à tarde), de segunda à sexta-feira, sob a coordenação da professora Dione Motta Robin.

AABB Comunidade - Em novembro de 1986, foi concebido pela FENABB e pelo Banco do Brasil o Programa Integração AABB Comunidade. Esse projeto se baseava em uma abertura das AABBs para a comunidade, por intermédio de dois focos de ação: inclusão de pessoas da comunidade como sócios das AABBs e disponibilização das instalações nos momentos ociosos para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que frequentam escolas da rede, na faixa etária de 6 a 18 anos de idade para desenvolvimento de atividades lúdicas e complemento educacional, integrando família, escola e comunidade.

Montenegro - No dia 16 de março de 1998, o Programa Integração AABB Comunidade iniciou suas atividades na cidade de Montenegro/ RS. No município, 4593 crianças e adolescentes são atendidos em escolas estaduais e3126 em escolas municipais. O programa atende 100 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos provenientes dessas escolas; de famílias de baixa renda e numerosas. Grande parte das mães e pais de nossos educandos está desempregada ou exercendo atividade informal. Alguns se encontram em situação de risco e outros recebem apenas o auxílio do "Bolsa Família".

Parceiros - O programa tem como intervenientes a FUNABB (Fundação das AABB) e a Fundação Banco do Brasil, além de alguns parceiros locais, como a Prefeitura Municipal de Montenegro, a Empresa GROUPE DOUX, a Rede de Supermercados IMEC, a Associação Atlética Banco do Brasil e o apoio do Banco do Brasil.

Os participantes do programa recebem alimentação, uniformes, material didático, vale-transporte e atendimento médico-odontológico. Nas atividades diárias, participam de diversas oficinas: complemento educacional, artes visuais, artesanato, esportes, teatro, canto coral, aulas de violão, flauta doce, informática, xadrez, capoeira, danças do ventre, rítmicas e gauchescas.

Missão - A missão do Programa AABB Comunidade é promover o desenvolvimento biopsicossocial, visando o exercício da cidadania e possibilitando a interação entre os envolvidos do programa para que possam se transformar mutuamente, se conscientizando de si e do mundo, trocando conhecimentos e ampliando suas compreensões da realidade.

Visão - Temos como Visão que este Programa seja reconhecido como um espaço de integração e ludicidade, no qual os educandos possam receber e desenvolver suas habilidades para que ocorra um processo de mudança.
Filosofia - Baseia-se na "Pedagogia de Direitos", de Paulo Feire, no qual enfatiza o diálogo, o aprender brincando, o divertimento, o entretenimento e o amor.

Objetivo Geral - Contribuir para a inclusão, a permanência e o desenvolvimento educacional de crianças e de adolescentes de famílias de baixa renda, por meio de atividades socioeducativas, culturais, artísticas, esportivas e de saúde, integrando as famílias, a escola e a comunidade.

Objetivos Específicos

- Contribuir para o bom rendimento escolar dos participantes do programa por meio de atividades de complementaridade educacional;

- Contribuir para a permanência na escola dos participantes do programa, com o objetivo de reduzir a evasão escolar;

- Propiciar atividades culturais, artísticas, esportivas e de saúde para os participantes do programa;

- Estimular o envolvimento das famílias em ações relacionadas com o desenvolvimento integral dos participantes do programa;

- Capacitar os educadores sociais na proposta político-pedagógica utilizada pelo Programa;

- Contribuir para a formulação de políticas sociais e outras ações relativas ao atendimento integral de crianças e adolescentes de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.