Padilha atendedo solicitações dos Vereadores Naná, Renato Kranz, Márcio Müller, Tuco na Câmara de Montenegro


Câmara debate ações e projetos na Agricultura

Câmara realizou reunião onde foi discutidos programas, projetos e ações desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em apoio aos produtores montenegrinos. Apresentado pelo Secretário Edson Padilha sexta (13) pela manhã, atendendo solicitação de um grupo de Vereadores - Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná”, Renato Kranz (PMDB), Márcio Müller (PTB) e Marcos Gehlen (PT)- “Tuco”.

Questões como o Funder, a compra de maquinário, cercamento de aviários, dentre outras, foram levantadas pelos vereadores Renato Kranz e Naná. O titular da pasta, e membros da equipe técnica responderam e prometeram algumas medidas como levar assuntos ao Conselho.

O Vereador Kranz iniciou defendendo ações da Prefeitura, como estímulo à diversificação das atividades, como a venda de produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar. “Dois caminhos importantes seriam a compra via Estado e também por parte do Município, que por lei precisa adquirir 40% dos alimentos para a merenda escolar direto da Agricultura Familiar”, situa. Considera um bom negócio para o produtor. Lembra que este ano, no total, o Governo do Estado irá destinar um milhão 700 mil reais para adquirir produtos especificamente da Agricultura Familiar, e o Município R$450.000,00.

Também abordado a aplicação de verbas do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (Funder), a questão das “horas-máquina” para os agricultores e o cercamento de aviários, crescente cobrança aos produtores integrados por parte das empresas exportadoras de frango, devido a exigências do mercado internacional. O Secretário Padilha, assim como os anteriores, também se queixou da falta de estrutura da pasta, especialmente no que tange ao maquinário. 

Funder com juros mais atrativos

Quanto ao Fundo Municipal que possibilita financiar as ações no setor, Padilha observou que, atualmente, não vem despertando o interesse dos agricultores, pois os financiamentos bancários seriam mais atrativos. O saldo atual do Fundo é de R$ 252.000,00, informou, acrescentando que apenas dois projetos foram atendidos este ano. Para ele, há o entendimento por parte dos agricultores de que os recursos do Funder são mais caros. “Os colonos estão optando pelos bancos, que oferecem juros mais baixos”, constata. “Chegamos à conclusão de que é necessário haver alterações”, reconhece. 

Quanto ao cercamento de aviários, a Diretora de Infraestrutura Cátia Schu explica que uma boa alternativa para sua execução seria o financiamento através do Programa Mais Alimento, do Banco Sicredi, em que os juros são de 2% ao ano. No caso dos integrados da JBS, a própria empresa será a fiadora. 

Kranz defendeu que os recursos do Funder não fiquem “parados”, sendo necessária a criação de mecanismos de acesso por parte dos produtores. Padilha concordou, afirmando que irá discutir a proposta na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural. 

Outra pauta que deverá ser abordada no Conselho é a sugestão do vereador Naná: usar parte do valor do Funder para aquisição de maquinário. Por último, foi tratada a falta de Veterinário para atuar na inspeção. Como alternativa Kranz sugeriu uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí. 

Padilha aproveitou a oportunidade para apresentar alguns resultados como o atendimento às solicitações de 375 produtores, este ano. “Nosso colono pede muito pouco, precisamos contemplá-los”, acentuam Naná e Kranz. Ficou acertado o prosseguimento dos encontros de Vereadores e Secretaria, numa data a ser agendada. Em pauta, questões relativas à fiscalização sanitária, objetivando barrar produtos sem origem comprovada.