Estudo Técnico para conter enchentes em Montenegro



Estudo para conter as cheias em Montenegro é assinado

O governador Tarso Genro e secretário de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, assinaram a ordem para início do projeto que indicará a melhor solução para contenção das cheias do Caí. "Ficamos um ano e meio trabalhando para formalizar esse projeto. Finalmente, teremos um estudo técnico detalhado que nos encaminhará uma solução definitiva para esse problema histórico da Bacia do Caí", destacou Busato.

Serão investidos R$ 1,4 milhão para o estudo que contemplará o trecho que vai do bairro Harmonia à foz do Rio Jacuí, o Baixo Caí. As enchentes na região atingem com maior gravidade os municípios de Montenegro, Pareci Novo e São Sebastião do Caí. Cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto.

O prazo para conclusão do projeto é de 180 dias, com entrega de relatório mensal pela Engeplus Aerogel - consórcio vencedor da licitação. "Depois desse período, vamos buscar recursos para a execução da obra", informou Tarso.

O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann, ressaltou que dificilmente um governo investe em estudos técnicos para execução de projetos. "O Estado está de parabéns pela iniciativa. Temos, cada vez mais, que pensar de forma integrada", observou.

Conforme os técnicos da SOP, entre os prejuízos materiais das cheias destacam-se: danos a estruturas como casas e prédios industriais e comerciais; interrupção de atividades econômicas; custos com limpeza posteriores ao evento; redução do valor de revenda dos imóveis; destruição de lavouras; prejuízos à infraestrutura de transportes; e interrupção temporária das vias de transporte.