Dom Paulo Bispo da Diocese de Montenegro - 22 anos de ordenação episcopal

Bispo da Diocese de Montenegro Dom Paulo De Conto
O ano de 2013 tem sido de festa para a Diocese de Montenegro e seu Bispo,Dom Paulo De Conto. No último mês de julho, celebramos os 45 anos de ordenação presbiteral de Dom Paulo e no início deste mês de setembro comemoramos o quinto aniversário de instalação da Diocese de Montenegro. Neste domingo, dia 15 de setembro, também é dia de celebrar. 

Há 22 anos, Dom Paulo De Conto foi ordenado bispo, no dia de Nossa Senhora das Dores, pelas mãos deDom Alberto Etges, que na época era bispo emérito de Santa Cruz do Sul. Foi também pelas mãos de Dom Alberto que Dom Paulo foi ordenado padre, em 1968.



“Recordo com carinho e ação de graças o dia 15 de setembro de 1991”, afirma Dom Paulo, ao perpassar em sua mente toda a trajetória de 22 anos como Bispo. No dia da ordenação, foram concelebrantes, junto a Dom Alberto, Dom Aloísio Sinésio Bohn, atualmente bispo emérito de Santa Cruz do Sul, e Dom Máximo André Biennès, na época bispo da Diocese de São Luís de Cáceres, em Mato Grosso, que foi sucedido por Dom Paulo.

 Estiveram presentes muitos bispos e sacerdotes, além de um grande número de pessoas do povo de Deus. “Entre tantos significados, o fato de um simples padre ser elevado ao cargo de sucessor dos apóstolos é muito marcante. Além disso, foi e sempre será inesquecível o momento da imposição das mãos sobre minha cabeça durante a ordenação, e a unção com o óleo de oliveira na cabeça”, lembra Dom Paulo. 

Ele explica que, quando uma pessoa é batizada e crismada, é ungida com óleo na fronte. Já quando um padre é ordenado bispo, a unção com o óleo de oliveira é feita na cabeça, para lembrar que todo o corpo e espírito é consagrado para viver e anunciar o Reino de Deus.

Para Dom Paulo, ser Bispo é ter disponibilidade em servir à Igreja. “Se eu fosse olhar pelos valores humanos, não teria aceito tantos desafios, preocupações, horas difíceis. Mas na disponibilidade em servir, decidi abraçar a cruz com alegria e ser Bispo é carregar a cruz com Jesus, para que Ele proporcione vida e ressurreição. Jesus sempre me anima e fortalece ao dizer: ‘vá em frente’”.

Toda a comunidade diocesana de Montenegro parabeniza seu Bispo por este aniversário e se reúne em oração pela sua vida e presença em nossa Igreja.


Diocese de Montenegro - Graziela Wolfart