Comércio de Montenegro tem dificuldade para contratar mão-de-obra



Aproximando-se o Natal e no comércio de Montenegro já podemos ver cartazes de “precisa-se” colados nas vitrines, restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos. São atividades que exigem apenas Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

O piso do Comércio em Montenegro é de R$ 795,00. Com os descontos, fica em torno de R$ 700,00.

O nível de desemprego (5,7% registrados em julho na Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED - do Dieese, o menor desde 1992) é um dos motivos para a dificuldade de preencher as vagas.

 Os candidatos reclamam  da carga horária no sábado e domingo e do tempo gasto no trânsito e o preço das passagens de ônibus.

Falta vontade das pessoas de ingressarem no mercado nas condições oferecidas. As pessoas não querem trocar o valor das horas extras pelo churrasquinho de domingo com a família. As pessoas estão mais exigentes na hora de escolher o emprego pelo motivo da oferta e procura favorecer a escolha.

Segundo Gelson Alves - Presidente da Amepe - Associação Montenegrina de Pequenas Empresas: "Existe também a falta de interesse das pessoas que se apresentam para o trabalho, principalmente os jovens da geração y e w, os quais as empresas precisam aprender a se comunicar com eles ( são diferentes)tem que saber como falar com eles e também existe a falta de experiência e informação dos candidatos."

São recebidos muitos currículos, mas é difícil encontrar alguém com o perfil. As vezes as  pessoas que levam seu currículo para as lojas e não cuidam de sua própria apresentação que é fundamental para quem deseja trabalhar em uma loja. 

Vivemos um paradoxo de um lado pessoas procurando vagas e de outro as lojas não encontram as pessoas certas. O momento é de transformação no mercado de trabalho e é preciso uma mudança de consciência para passar por ele. 

A mão de obra jovem está diferente e o relacionamento necessita ser construído. As empresas precisam de uma adaptação para comunicar e valorizar mais os jovens alem de oferecer  dinheiro.