Toda empresa deve produzir dinheiro

Gustavo Cerbasi  - Palestrante no debate do AGAS


“As pessoas se preocupam com o lucro e esquecem que o importante é a rentabilidade”, diz Gustavo Cerbasi

Durante a maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul, a Expoagas 2013, Gustavo Cerbasi, falou sobre gestão inteligente e destacou que o sucesso de qualquer empresa depende da capacidade de identificar os pontos fracos rapidamente e de antecipar os riscos de falta de caixa

O administrador e escritor Gustavo Cerbasi foi o palestrante convidado para o debate do AGAS Jovem, realizado ontem, durante o segundo dia da Expoagas 2013. Com o tema “Toda empresa deve produzir dinheiro”, O especialista em educação financeira falou sobre estratégia e inteligência na hora de escolher os rumos da empresa. “Precisamos absorver ferramentas para facilitar a rotina do nosso negócio. O futuro é previsível e é possível preparar a empresa para mudanças de rumos no meio do caminho”, disse.

Cerbasi destacou que a maioria das empresas não foca no que é necessário, planejando sucesso mais do que viabilidade econômica. “O conceito inicial não pode estar desvinculado do dinheiro, cada decisão tomada pelo gestor deve passar por uma análise de investimento”, contou. O especialista deu instruções importantes para os novos líderes e declarou que sem planejamento é impossível resistir. “É preciso ser flexível, testar o mercado e ter a garantia da possibilidade de mudar o foco sempre que necessário”, completou.

As empresas familiares também foram pauta do administrador, que afirmou ser essencial ter ambição financeira e conhecer os números do negócio. “A dificuldade maior dessas empresas é passar para a próxima geração essa ideia da ambição. Os gestores precisam perceber a empresa como um investimento”, destacou. Outro ponto importante, segundo ele, é o conhecimento do empresário, ou seja, ele precisa compreender o que significa cada indicador do seu negócio. “A leitura exige estudo e dedicação, pois o ativo, o passivo e o patrimônio da empresa exigem compreensão por parte do gestor. Apenas com a contabilidade bem feita é possível saber se estamos no caminho certo. Além disso, cobrar do profissional responsável pelas finanças uma postura clara e transparente também faz parte do processo”, acrescentou.
“As pessoas se preocupam com o lucro e esquecem que o importante é a rentabilidade. São coisas distintas. É preciso aproveitar os diferenciais competitivos, não desprezar os indicadores e investir em conhecimento”, contou. Para os jovens iniciantes, Cerbasi disse que a primeira preocupação não pode ser o maior equipamento. “Investir em material é essencial, mas a prioridade precisa estar ligada a uma reflexão crítica sobre a necessidade desses investimentos”, aconselhou.

Os três grandes erros dos empreendedores, segundo ele, envolvem a falta de planejamento, o superdimensionamento e a dificuldade em diferenciar empréstimos de financiamentos. “Deve-se evitar o empréstimo e escolher o financiamento. São duas coisas distintas, pois o empréstimo indica que a empresa não está em um bom caminho”, ressaltou. Parece difícil, mas Cerbasi garante que não é necessário um MBA em gestão. “É preciso ter pessoas de confiança e capazes, trabalhar com orçamento claro e uma estratégia que diga para onde estou indo e para onde não devo ir”, falou. Para finalizar, o escritor afirmou que existe forma para enriquecer. “Gaste com qualidade, gaste menos do que ganha e invista o restante”.

Para debater o assunto, o AGAS Jovem também convidou o presidente da Fruki, Nelson Eggers, que contou a história da empresa. “São 89 anos de Fruki e posso garantir que não somos uma empresa velha, pois estamos sempre nos renovando”, disse. Eggers aconselhou o novo empreendedor a investir em pessoas jovens e em um bom planejamento estratégico. “Nosso crescimento era baixo até a década de 90, quando decidimos fazer algumas mudanças, como investimentos em automação. Atualmente a empresa cresce até mesmo quando o mercado para”.

O vice-presidente da Mili, Vanderlei Micheletto, pediu aos jovens que acreditassem no potencial empreendedor. “Comecei como frentista e já fui borracheiro e caminhoneiro. Aos 32 anos fundei a Mili e hoje temos presença em 27 estados brasileiros”, contou. A empresa é líder de vendas no Brasil e no Paraguai. Para o futuro, ele prevê investimentos de 200 milhões na filial de Santa Catarina e 50 milhões na matriz de Curitiba.

O diretor superintendente da Tondo S.A, Rogério Tondo, falou sobre foco e determinação. Para ele, investir em automação é fundamental. Além disso, planejar a empresa e estabelecer metas é essencial. “Planejamos ser a marca mais vendida do Rio Grande do Sul e nosso plano de investimento objetiva novos equipamentos”, contou. Cerbasi encerrou o evento falando sobre a importância da dedicação e do trabalho para o sucesso empresarial. “Você trabalha, eu trabalho. Você descansa, eu trabalho. Você reclama, eu descanso”, concluiu.

SOBRE A EXPOAGAS

Maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul, a Expoagas está em sua 32ª edição. No último ano, o evento movimentou um total de R$ 304,2 milhões em transações entre varejistas e expositores. A Feira, que em 2013 deverá reunir mais de 38 mil pessoas, oportuniza à indústria gaúcha condições favoráveis para a realização de negócios com empresários do Rio Grande do Sul e de outros Estados do país que estarão presentes. Possibilita aos supermercadistas qualificarem seus serviços, ter conhecimento das novidades, tendências e novos conceitos no setor.