Sinaleira na Rua João Pessoa com Fernando Ferrari



Em trinta dias, será instalada sinaleira no cruzamento das ruas Fernando Ferrari e João Pessoa, palco de diversos acidentes. Conclusão do segundo encontro na Câmara, proposto pelo Vereador Gustavo Zanatta (PP), objetivando providências para reduzir o índice de acidentes naquele local, que concentra grande número de veículos oriundos da Timbaúva, em deslocamento ao centro da cidade.

Também participou Guilherme Alff, morador no local, e a Vereadora Rose Almeida, Presidenta da Câmara. 
Segundo o Vereador, na primeira reunião há um mês ficou decidido aguardar o parecer do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, que iria se reunir em seguida. Fábio Araújo, do Departamento de Transporte e Trânsito da SMOP, um de seus componentes, comentou que a instalação da sinaleira seria uma das cinco alternativas em discussão no CMTT para resolver o problema a curto, médio e longo prazo, com vistas a reduzir os índices de acidentes naquele local. 

O Secretário de Obras Públicas Ademir Fachini declarou que, se o entendimento foi que este seria o melhor projeto, iria executá-lo. “interessante colocar uma sinaleira, no momento é a melhor solução”, acrescentou Gustavo, com a ressalva de que, continuando os acidentes, outras providências teriam que ser tomadas. 
“É o mecanismo que teríamos no momento”, considera o Secretário Fachini. “O Conselho entendeu que seja feito o possível de imediato e se aguardem os resultados” opinou Fábio, acrescentando que o pretendido é diminuir bastante os acidentes, voltando-se a índices toleráveis, “um remédio para agora, a medida possível neste momento”. Considera que se não houver resultado, teria que se partir para ações mais aprofundadas. “Não somente um semáforo, mas um medidor de velocidade ou um quebra-molas, de acordo com normas específicas”. 

A visibilidade seria o primeiro fator a provocar acidentes, segundo o Conselho. O segundo, a velocidade dos veículos. O Vereador Renato Kranz (PMDB) mencionou que o Orçamento 2013 prevê 50 mil reais para acessibilidade, mas ressalva que, para ser usada ainda este ano, a licitação teria que abrir até o final de setembro. 
Conforme o Vereador Gustavo, como o CMTT entendeu que a sinaleira seria a alternativa correta neste momento, caberia ao Secretário executar. Respondendo em quanto tempo o equipamento poderia estar funcionando, Fachini garantiu que dentro de trinta dias sua instalação estaria concluída. “Esperamos que neste prazo seja colocado em prática, para que possamos avaliar se vai funcionar ou não”, concluiu o Vereador Zanatta.