Professores em greve


Os professores da rede estadual decidiram nesta sexta-feira (23), em assembleia começar a greve na próxima segunda. A paralisação é por tempo indeterminado.

Segundo o Cpers, sindicato dos professores,  2 mil pessoas participaram da assembleia, no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. 

As reivindicações da categoria são o cumprimento, por parte do governo do Estado, do piso salarial dos professores e a manutenção dos planos de carreira.

 Os núcleos do interior do Estado já haviam aprovado a paralisação. Entre eles, os de Passo Fundo, Cruz Alta, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Alegrete, Osório e Erechim. 

O governo afirmou que está disposto a negociar e que, em reunião no último dia 19, o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, propôs nova audiência de negociação.

A nota diz: "Diante do silêncio da direção sindical para a continuidade das negociações, ficam em suspenso todos os avanços propostos como, por exemplo, as promoções de 2003-2012, o abono de faltas relativo a atividades sindicais entre 2008-2010 e a exclusão de servidores que atuam em escolas, no plano de carreira".