Paulo Azeredo, decretou Situação de Emergência em Montenegro, devido à enchente



Decretada Situação de Emergência em Montenegro por 180 dias


O Prefeito Paulo Azeredo, decretou Situação de Emergência em Montenegro, devido à enchente que afetou parcialmente o município. As chuvas ocorridas no período de 23 a 26 de agosto, que atingiu aproximadamente 10 mil pessoas e teve duas mil residências ilhadas, ocasionando perdas e danos, bem como estragando bens patrimoniais e o sistema viário da zona urbana e rural da cidade.

 A enchente elevou o nível das águas do Rio Caí em 6,39 metros, bem acima do normal, como foi detectado pela Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC. A intensidade dos estragos foi dimensionada como nível I, desastre de média intensidade, de acordo com a Instrução Normativa n.º 1, do Ministério da Integração Nacional. 

O Decreto de nº 6317, assinado em 26/8, declara a a existência de situação anormal para os bairros: Olaria, Ferroviário, Industrial, Tanac, Passo do Manduca, Municipal, Centro e Zootecnia. Na zona rural foram atingidas as localidades de Porto dos Pereira, Faxinal, Campo do Meio, Santos Reis e Potreiro Grande, afetados pelo desastre natural conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Informações de Desastres - FIDE.

A prefeitura enviou documentação referente a situação decretada para conhecimento junto ao Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil ¿ COMDEC. A Administração Pública também estabelece a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Secretaria Executiva da COMDEC. A Situação de Emergência em Montenegro deve vigorar pelo prazo de 180 dias. Até a manhã de terça-feira, 27/8, 32 famílias e cerca de 140 pessoas estavam sendo atendidas no Parque Centenário, para onde foram removidas devido ao alagamento de moradias.