O que afinal faz a AMOGA VOLUNTÁRIOS MONTENEGRO ?


Destinação de recursos e atividades


 
A AMOGA é uma entidade formada por pessoas voluntárias (cerca de 6) que dividem seu tempo entre sua rotina de trabalho e sua dedicação em prol dos animais. As voluntárias são mães, professoras, advogadas, estudantes, ou seja, pessoas que muitas vezes deixam suas atividades de lado ou abrem mão de seu tempo livre para ajudar os animais sem receber qualquer benefício social ou monetário por isso. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as voluntárias são vistas com maus olhos pela comunidade, já que não recolhem animais ou deixam de atender seus telefones, muitas vezes por estarem trabalhando. Cada voluntária paga a maioria do gastos dos animais em seu poder (quando, por exemplo fazem casa de passgem) de seu próprio bolso, o que faz cair por terra a teoria que algumas pessoas levantam de que as voluntárias "ganham para ter os animais em suas casas". Não! Elas GASTAM.Além disso as voluntárias têm animais abandonados em frente as suas residências. Quem for pego fazendo isso pode IR PRESO, se por exemplo o animal morrer atropelado após o abandono.

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais:

Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticosou domesticados, nativos ou exóticos.

A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Algumas ações consideradas maus-tratos

Não dar água e comida diariamente;

Manter preso em corrente;

Manter em local sujo ou pequeno demais para que o animal possa andar ou correr;

Deixar sem ventilação ou luz solar, ou desprotegido do vento, sol e chuva;

Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;

Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força;

Abandonar;

Ferir;

Envenenar;

Utilizar para rinha, farra-do-boi, etc.



Por não possuir sede, abrigo, canil ou assemelhado, a entidade não recolhe animais, apenas presta socorro, quando possível, em caso de emergências, especialmente atropelamentos. Atua principalmente no encaminhamento de animais para adoções responsáveis, na luta por políticas públicas de respeito aos animais e no trabalho de conscientização em escolas e na comunidade.

Não há nenhum veterinário que atenda a AMOGA gratuitamente, apenas profissionais que atendem a preço reduzido, por essa razão são indispensáveis as doações recebidas e a renda proveniente dos produtos vendidos, pois é somente desses meios que saem os recursos que pagam as castrações, atendimento a animais atropelados, ração, vacinas, remédios e outros custos que são gerados.

Por exemplo: você liga para a AMOGA porque viu um cão atropelado e uma voluntária resgata o cão. Você para e pensa o que essa voluntária deixou de fazer para resgatar esse cão? Ou quanto vai custar o tratamento (muitas vezes atropelamentos exigem cirurgias) e a castração desse cão? Ou ainda: para onde esse cão vai depois de tratado? Provavelmente você não pensa. A maior parte das pessoas pensa que já "fez a sua parte" por acusar o atropelamento.

Os animais adotados através da AMOGA têm direito a castração a baixo custo em veterinários parceiros, quando já não vão castrados para adoção.

Como você pode ajudar? Castrando seus animais (se os animais não nascem, não vão para as ruas), não abandonando, doando ração, comprando os produtos da AMOGA, adotando animais ao invés de comprá-los ou doando qualquer valor nas “Caixinhas de Doação” nos pontos oficiais de recolhimento: Pilger Pet Shop, CDL/SPC e Salão Belli Make.

Comentários