Ministério Público Federal e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Montenegro-Rs




Montenegro recebeu ontem, 30-08-2013, órgãos do Ministério Público Federal e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, para conhecimento do Sítio Ferroviário, levantamento de dados e situação. 




Estivemos no local por, aproximadamente, cinco (05) horas, em vista do alongamento do encontro com as referidas instituições e, logo, com a direção e funcionários do Museu Histórico Nice Antonieta Schüler, responsáveis pela Estação da Cultura, que abriga a Pinacoteca Municipal Ênio Pinalli e, ainda, com a direção e alguns servidores em Educação da Escola Estadual Álvaro de Moraes.
Na oportunidade, levamo-nos a melhor ver a fulgência do local, do que é, e do que poderá vir a ser - e em especial este ponto -, caso o projetado arquitetonicamente para o sítio seja executado seminterrupções. Será mesmo um monumento, uma homenagem aos trabalhadores montenegrinos e imensurável doação à humanidade.

Exposição breve e compenetrada da Lisiane da Motta – autora de preciosa obra literária em forma de dissertação de mestrado em História, com o título de Patrimônio Arqueológico de Montenegro/RS: dialogando com a arqueologia e o compromisso social - acompanhada por suas educadas e preparadas auxiliares, no prédio do Museu, revelou-se como outra das infinitas e constantes descobertas dos nossos patronos – nos seus hábitos, obras e costumes -, cantões e suas riquezas ímpares abrangendo a arqueologia, a antropologia e a história.

Por todo o acontecimento, é certo que o porvir poderá, por nossos atos - de toda a comunidade -, ser capaz mesmo de, finalmente, elevarmos todo o nosso Povo ao altar dos cultos, com identidade própria, como referência cultural, numa outra e desconhecida sociedade montenegrina.


Luiz Américo Alves Aldana - Vice-Prefeito de Montenegro