MARCELOS TAS NA EXPOAGAS 2013

  
Crédito: Daniela Villar

Marcelo Tas afirma: “Estamos na era do ouvir”

O jornalista e apresentador de TV palestrou na manhã dessa quinta-feira, 22 de agosto, no último dia de programação da Expoagas 2013, que encerra hoje na Fiergs, em Porto Alegre

Com a superexposição de pessoas e empresas provocada pelo alcance da internet, as companhias têm uma oportunidade única de conhecer as características, anseios e frustrações de seus públicos, como uma forma de aprimorar a experiência dos negócios. Essa é a opinião do jornalista Marcelo Tas, que apresentou, durante a Expoagas 2013, a palestra “Inovação: a criatividade na era digital”.

Tas comparou as crianças de hoje com as de ontem, como uma forma de entender as mudanças pelas quais os consumidores enfrentam desde que a tecnologia passou a tomar conta do cotidiano. “A sala de aula de antigamente tinha um único provedor de informação, que era o professor, em quem confiávamos. Hoje, uma criança não recebe mais informação de forma passiva, mas vai atrás dela. Isso contribuiu para a formação de um consumidor que não é bobo e que sabe o que quer e precisa. É esse o cliente com quem nos relacionamos hoje, e é nessa rede que já estamos, mesmo que não queiramos estar”, explicou.

De acordo com o jornalista, o relacionamento das pessoas e o consumo de entretenimento através da rede está mudando o papel da televisão no cotidiano das famílias. Dados do Consumercast, apresentados por Tas, mostram que o Brasil é o 6º país do mundo em usuários de internet em casa e no trabalho e, até 2016, a América Latina chegará ao terceiro lugar no uso de smartphones, em um crescimento vertiginoso. “O interessante é também constatar que cresce cada vez mais o uso simultâneo de internet, TV e telefone celular. 50% das pessoas ainda assistem somente à televisão, mas a proporção de quem faz tudo ao mesmo tempo chega a 30%, com o dado de que a TV não é mais prioritária na atenção do espectador. Ele, no mínimo, já faz duas coisas ao mesmo tempo, comentando o que vê com amigos ou lançando suas opiniões na rede”, constatou.

Essas transformações em curso, segundo Tas, trazem um alerta: devemos ter cuidado com o preconceito com o qual recebemos novidades. “É importante não se fazer de surdo e encarar as mudanças, pois elas serão cada vez mais aceleradas. Quem imagina que o maior grupo de mídia no mundo hoje não é uma rede de TV e jornais, e sim o Google?”, questionou.

SOBRE A EXPOAGAS

Maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul, a Expoagas está em sua 32ª edição. No último ano, o evento movimentou um total de R$ 304,2 milhões em transações entre varejistas e expositores. A Feira, que em 2013 deverá reunir mais de 38 mil pessoas, oportuniza à indústria gaúcha condições favoráveis para a realização de negócios com empresários do Rio Grande do Sul e de outros Estados do país que estarão presentes. Possibilita aos supermercadistas qualificarem seus serviços, ter conhecimento das novidades, tendências e novos conceitos no setor.