Expointer 2013 - Emater/RS-Ascar destaca atuação social


Na Expointer 2013, Emater/RS-Ascar destaca atuação social “Extensão Rural, antes de tudo, social” é o tema do espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer 2013, localizado na Quadra 37 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 24 de agosto a 1º de setembro. 


O destaque deste ano são as ações sociais desenvolvidas pela Instituição em todas as regiões, demonstradas em um espaço exclusivo do Caminhos da Integração, que mostra para o público visitante o que a Emater/RS-Ascar realiza durante todo o ano. Para o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, a Expointer é a expressão das diferentes atividades produtivas do RS, produção animal e vegetal, máquinas e inovação tecnológica, além do cooperativismo e todo o trabalho dos diferentes públicos que atuam no Estado, como agricultores e pecuaristas familiares, pescadores, comunidades quilombolas e indígenas, artesanato, enfim, todo o setor produtivo, de pesquisa e extensão. “A cada ano, a perspectiva é de termos uma Expointer maior, de melhor qualidade e de grandes negócios, em máquinas, animais e genética, enfim é uma feira onde as pessoas conhecem o que é o campo gaúcho e fazem negócios, ao mesmo tempo que os agricultores do interior do Estado e de outros estados vêm a Esteio para conhecer as novas tecnologias, buscar informações e conhecer programas e politicas públicas para, ao longo do ano, implementar em suas propriedades”, destaca De David. 

Para o presidente da Emater/RS, o foco no social visa demonstrar o conjunto de atividades realizadas para os diferentes públicos da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, em especial os agricultores familiares mais excluídos, como os beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria e do RS Mais Igual, que são atendidos através de programas de inclusão social e produtiva, executados pela Emater/RS-Ascar. 

DIVERSIFICAÇÃO

Além do social, também serão demonstradas a piscicultura, apicultura e meliponídeos, pecuária familiar e artesanato em lã ovina, as ações desenvolvidas pela Rede de Centros Ambientais dos vales dos Sinos e Paranhana, os sistemas agroflorestais e de produção agroecológica integrada sustentável (PAIS) e uma maquete com a representação das exigências previstas no Código Florestal (com destaque para Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal), além da Classificação e Certificação, agricultura urbana e irrigação. “A economia gaúcha é a mais diversificada e para dar visibilidade a esse potencial, a Expointer pode ser considerado um evento determinante para a economia gaúcha, pois envolve todo tipo de público e atividade, por isso é impulsionadora do desenvolvimento do RS”, afirma De David, ao observar que a feira uma ação de Governo do Estado em parceria com as organizações privadas, na perspectiva de pujança e desenvolvimento. “Se as condições climáticas foram favoráveis, temos um bom público nos dez dias de feira e uma projeção de 15% a mais de comercialização em relação ao ano passado”, ressalta De David. Para ele, a expectativa para a Expointer deste ano é positiva, dada os preparativos, a modernização e as inovações feitas no Parque Assis Brasil, “o que deve atrair o conjunto da população e dos investidores do meio rural gaúcho”. 

LANÇAMENTOS 


Várias atividades estão programadas para o espaço de Eventos do Caminhos da Integração, como o concurso Sabor Gaúcho – Agroindústria Familiar, categoria suco de uva integral e vinho tinto de mesa seco, na segunda-feira (26) e categoria salame tipo italiano na terça-feira (27), ambos às 15h30.

Na quarta-feira (28), às 9h, tem pré-lançamento da Expoagro-Afubra 2014 e da Fafec (Feira da Agricultura Familiar e Empresarial de Camaquã), e à tarde, às 14h30, lançamento da cartilha da Rede de Centros Ambientais dos vales dos Sinos e Paranhana/Encosta da Serra, e lançamento do livro “Ervas e Plantas Medicinais – do empírico ao científico”, do autor Telmo Silva. Na quinta-feira (29), às 9h, tem o tradicional café da manhã pra imprensa, com o lançamento das expectativas da próxima safra de grãos 2013/2014, pela Diretoria da Emater/RS-Ascar, elaborado pelas Gerências Técnica e de Planejamento da Instituição. Em seguida, às 11h, abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar.

 À tarde, às 14h30, também no espaço de Eventos do Caminhos da Integração, tem lançamento da Rural Show 2014, que acontece em Nova Petrópolis. Integrantes e associados da Cooperativa Piá, organizadora da Rural Show, também apresentam peça de teatro sobre reciclagem no sábado e domingo (dias 31/8 e 1/9), às 10h30 e às 14h30. A abertura oficial da Expointer 2013 será na sexta-feira, dia 30, às 10h, na Pista Central. 

EXPERIÊNCIAS SOCIAIS

Entre as atividades de ações sociais, a Emater/RS- Ascar vai apresentar um rodízio de experiências regionais, com demonstração e exposição de objetos históricos. A partir do domingo (25/8), o Escritório Regional de Porto Alegre apresenta o trabalho realizado com os indígenas. Na sequência, o Regional de Lajeado apresenta na segunda-feira (26) as ações desenvolvidas junto à Associação Dois Lajeadenses de Senhoras e Moças Agricultoras de Dois Lajeados, que engloba 15 clubes de mães; o Regional de Santa Maria, no dia 27, a experiência dos Guardiões Mirins de Sementes Crioulas de Ivorá; o Regional de Pelotas apresenta no dia 28 as ações junto aos quilombolas do município de São Lourenço; o Regional Porto Alegre apresenta no dia 29 as ações desenvolvidas em Sertão Santana através do Programa Brasil Sem Miséria; no dia 30, o Regional Santa Rosa apresenta o trabalho de Plantas Bioativas (medicinais, aromáticas e condimentares) no Corede Fronteira Noroeste; e no dia 31 de agosto, os Regionais Bagé e Erechim apresentam respectivamente as ações sociais da Pesca Artesanal em Uruguaiana e de Resgate Cultural e Étnico em Carlos Gomes. 

CÓDIGO FLORESTAL E O CAR

Outra novidade para a Expointer deste ano será o espaço onde estará instalada a Maquete do Código Florestal, que além de mostrar as indicações de APPs e Reserva Legal, vai apresentar orientações para a execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para todos os imóveis rurais, a partir da aprovação do novo Código Florestal. Esse instrumento integra informações ambientais, como florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas.



O CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. 


SISTEMA AGROFLORESTAL

No Caminhos da Integração há também um espaço onde a agrofloresta é demonstrada em associação com outras plantas madeiráveis e a produção de açaí a partir do palmito Jussara. No local terá ainda degustação novas variedades de banana. Nessa parcela, os técnicos do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/Defap) estarão repassando informações aos visitantes juntamente com os extensionistas. 

PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA/PAIS

O sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) também estará no Caminhos da Integração, uma vez que a Emater/RS-Ascar tem concentrado esforços na estruturação de 135 unidades em propriedade rurais nas regiões mais pobres do Estado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Fundação de Educação para o Associativismo (FEA). O acordo foi assinado em dezembro passado e, a partir da inclusão social e produtiva das famílias beneficiadas, busca-se a diminuição da desigualdade social no RS. Através da produção baseada nos princípios da Agroecologia, são trabalhados os aspectos da organização e da produção de alimentos, em um primeiro momento para subsistência, e, em uma segunda etapa, para a comercialização, integrando as diferentes políticas públicas existentes, como os Programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o de Aquisição de Alimentos (PAA). O sistema é metodologicamente inovador e fortalece os princípios agroecológicos de produção, especialmente de hortigranjeiros. Por isso, durante a Expointer, a tecnologia será demonstrada em um pomar com plantas frutíferas e hortaliças. Haverá também exposição das Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).


IRRIGAÇÃO

No espaço da Irrigação, será dado destaque para os programas Irrigando a Agricultura Familiar e o Mais Água Mais Renda. No local, serão apresentados os sistemas de irrigação por gotejamento e por microaspersão de hortaliças e frutíferas do projeto PAIS, que serão irrigadas durante a Expointer. 


CASA DO AGRICULTOR

Da produção no Caminhos da Integração à mesa do consumidor. Com este tema, a Casa do Agricultor vai elaborar receitas a partir de produtos cultivados no espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer, desmistificando o uso e as propriedades nutricionais dos alimentos. Para as oficinas, serão utilizados alimentos produzidos no espaço do PAIS e no da agricultura urbana. Ao redor da Casa do Agricultor, o foco é a alternativa de cultivo em pequenos espaços, como vasos, pneus e garrafas PET, indicando a produção de hortas em espaços alternativos. 

CENTROS AMBIENTAIS

Os 14 Centros Ambientais de 12 municípios das regiões dos Vales do Sinos e Paranhana vão apresentar seus bancos de sementes crioulas e promover a troca com os agricultores, e expor seus trabalhos voltados para a educação ambiental, a valorização da biodiversidade e das plantas medicinais.

 CERTIFICAÇÃO DE ERVA-MATE



Ervateiras certificadas pela Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, como a ervateira Valério, de Arvorezinha, também participam do espaço Caminhos da Integração. Haverá preparo e degustação da erva-mate e distribuição água quente. Tem erva-mate orgânica, nativa, moída grossa, de moagem tradicional com açúcar, sem adição de açúcar, tererê e erva-mate composta com chás, além de exposição de chás em sachês. 


PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Pavilhão da Agricultura Familiar será aberto oficialmente no dia 29/8, quinta-feira, às 11h, com a presença de autoridades.Nos 177 estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar, serão comercializados produtos da agricultura familiar, dos pescadores artesanais, dos assentados da reforma agrária, dos indígenas e dos quilombolas. São embutidos, laticínios, doces e conservas, panificados, vinhos, sucos e polpas, cachaça, mel, melado e açúcar mascavo, artesanatos, flores e alimentos orgânicos produzidos por 9.175 famílias.Nesse espaço haverá ainda sete cozinhas, que vão garantir refeições aos visitantes, como peixe na taquara e carreteiro, entre outros alimentos.
http://www.expointer.rs.gov.br