Dom Paulo Bispo da Diocese de Montenegro faz palestra em Encontro da CNBB


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza nesta semana, de 12 a 16 de agosto, na sede da entidade, em Brasília, seu 24º Encontro de Novos Bispos. O evento acontece anualmente e, nesta edição, congrega os 16 prelados nomeados de julho de 2012 a julho de 2013. O bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, foi convidado a participar do evento como painelista, no intuito de oferecer um testemunho pessoal de sua trajetória como bispo.

Segundo informações da CNBB, o objetivo do encontro é estreitar os laços de amizade e de convivência fraterna entre os novos bispos, possibilitar o conhecimento da sede, estruturas, trabalhos e serviços da CNBB. Na reunião, os novos bispos também têm a oportunidade de se aproximar das Comissões Pastorais e dos assessores, além de aprofundar a compreensão da vida e da missão do bispo. Além disso, o encontro é uma oportunidade para serem dadas orientações ao trabalho pastoral dos novos bispos.

Dom Paulo De Conto avalia como muito positivo o encontro. “Pude falar aos bispos sobre a importância do bispo ser um pai. Abordei o relacionamento do bispo com o Papa, do bispo com os outros bispos, vivendo em colegialidade, do bispo com seu presbitério, dos presbíteros com seu bispo e dos padres entre eles, na vida presbiteral. Além disso, falei também sobre os seminários e sobre a formação dos padres hoje”, destacou. O bispo da Diocese de Montenegro procurou testemunhar momentos importantes de sua vida, “colocando ao coração dos bispos fatos concretos, como as dificuldades, mas também as alegrias e vitórias. Foi impressionante a atenção e a alegria de todos em receber esse testemunho”, recorda, acrescentando que o texto de sua fala foi requisitado por todos os presentes ao final da explanação. Para Dom Paulo, a experiência e a iniciativa deste encontro é muito interessante, pois “as questões práticas são muito motivadoras para eles [os novos bispos]”, conclui.