Congresso Catequético Vocacional na Diocese de Montenegro dia 25/8/13 Dia do Catequista.

                                          

Segundo o Documento da CNBB “Catequese Renovada” (número 31), a Catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé. Sua finalidade é a maturidade da Fé. Só quem assume a missão de evangelizar como um catequista sabe o que representa a responsabilidade de iniciar pessoas na fé cristã. E é justamente este tema que será a pauta do Congresso Catequético Vocacional promovido pela Diocese de Montenegro no próximo dia 25 de agosto, para celebrar o Dia do Catequista. 

O evento será realizado no Seminário São João Maria Vianney, de Bom Princípio. Quem conduzirá o debate sobre “A iniciação à vida cristã” será o Pe. Leomar Brustolin, da Diocese de Caxias do Sul, que também é professor da PUCRS e coordenador do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Teologia na mesma instituição.

O Congresso iniciará às 8h do dia 25-08 com a recepção e a acolhida. Até as 8h30min será partilhado um café de boas vindas. O grupo iniciará os trabalhos com uma oração e às 9h o Pe. Leomar Brustolin tomará a palavra para o momento de formação. Ao meio-dia terá o almoço partilhado e às 13h30min será feito o lançamento do Ano Vocacional 2014, juntamente com a apresentação do Plano Diocesano de Pastoral. O evento encerra com uma missa na Igreja Matriz de Bom Princípio, às 15h.

Em entrevista exclusiva concedida recentemente à Assessoria de Comunicação da Diocese de Montenegro, Pe. Leomar Brustolin adiantou alguns tópicos do tema que abordará no evento. Segundo ele, “para ser cristão, é preciso ser iniciado num caminho, o que não representa apenas estudar, memorizar ou absorver a cultura cristã. Trata-se de uma postura diante da vida”. Ele explica que seu objetivo durante o Congresso do dia 25 será revisar com o grupo de catequistas presentes todo o processo de iniciação cristã na catequese conhecido até então, mas com um desafio maior, que é evangelizar os que já foram catequizados. Ele explica: “Porque nós todos não fomos iniciados; nós fomos ‘colocados’ na fé cristã e aprendemos muitas coisas. Mas precisamos vivenciar melhor essa fé. Ela não pode ser apenas um ‘verniz’ na nossa vida, de modo que a pessoa seja católica na Igreja, mas na empresa e na família se comporta como se fosse desconhecida do Evangelho. Por isso, a iniciação à vida cristã é muito mais do que a catequese”. 

Na visão de Pe. Leomar, “o catequista precisa ser íntimo de Jesus, precisa ter a experiência de quem conhece o amor de Deus e é capaz de anunciá-lo”. Além disso, “precisa superar a cultura da catequese como instrução para aderir à catequese como iniciação. Isso supõe se aprofundar para vencer paradigmas que já estão muito fortes entre nós”.

Para ler a íntegra da entrevista com Pe. Leomar Brustolin, clique aqui.