Congresso Catequético Vocacional da Diocese de Montenegro



Mais de 400 catequistas participam do Congresso Catequético Vocacional

“Foi excelente”. Desta forma, a catequista Lídia Joner, que também coordena o Setor de Animação Bíblico-Catequético da Diocese de Montenegro, definiu oCongresso Catequético Vocacional realizado neste domingo, 25 de agosto, no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio. Mais de 400 catequistas das cinco áreas pastorais da Diocese de Montenegro se fizeram presentes para celebrar o Dia do Catequista e refletir sobre a iniciação à vida cristã.
O evento teve início às 8h30min, com a chegada dos catequistas e a acolhida feita por uma equipe da área de São Sebastião do Caí. Em seguida, foi feita a oração inicial, sob a responsabilidade da área de Salvador do Sul, e às 9h teve início a palestra com o Pe. Leomar Brustolin, da PUCRS, focada no novo plano diocesano de pastoral, que coloca a Igreja como a casa de iniciação à vida cristã.
Pe. Leomar trabalhou focado nos temas do plano de pastoral da Diocese de Montenegro, sempre olhando para a iniciação à vida cristã. Ele enfatizou três sacramentos: Batismo, Crisma e Eucaristia, sempre reiterando a importância de perceber onde estamos, onde precisamos chegar e como precisamos olhar para estes sacramentos. O teólogo e professor da PUCRS também apontou os desafios para a Igreja no sentido de ir ao encontro das pessoas.
Em seguida, o grupo de catequistas participou de algumas dinâmicas e vivências. Dentre elas, a benção da água. Vasilhas com água abençoada pelo Bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, foram distribuídas para que fosse feita a imersão das mãos, dentro da proposta de renovação do Batismo. A vivência da Crisma foi feita com velas distribuídas a todos participantes, representando a renovação da luz. Já a vivência da Eucaristia foi por meio da distribuição de 12 pães caseiros, que deveriam ser partilhados entre quase 500 pessoas. Cada um deveria dar um pedaço ao seu irmão ou irmã. A ideia inicial era de que iria faltar pão. No entanto, sobrou, como se ele tivesse se multiplicado. “Quando partilhamos, sempre sobra. É quando guardamos que ele falta”, constatou um dos sacerdotes presente no Congresso.

Depois das vivências, todos confraternizaram em um almoço partilhado com a contribuição de cada participante.
Na parte da tarde, foi feito o lançamento do Ano Vocacional 2014, que, segundo Dom Paulo De Conto, tem início a partir de agora. Em seguida, foi apresentando o novo plano diocesano de pastoral, que é inspirado nas demandas surgidas durante as Santas Missões Populares do ano passado. Uma das principais mudanças a ser implementada será na caminhada de preparação ao Batismo. O grande desafio será formar equipes que irão até a casa das pessoas. Primeiro se fará uma visita de preparação a pais e padrinhos da criança a ser batizada. Um ano depois do Batismo, se retorna à casa da família para acompanhar a caminhada na vida cristã. O objetivo é não ministrar o sacramento simplesmente. “Queremos ser uma Igreja mais próxima, que vai em missão. E aí entra a importância de que os demais movimentos estejam abertos para aceitar esse desafio”, destaca Lídia Joner.
Na ocasião também foi feito o lançamento da Oração pelo Plano Diocesano de Pastoral, que a partir do mês de outubro será rezada em todas as comunidades da Diocese de Montenegro.
Outro ponto importante do Congresso foi uma explicação de como está organizado o setor AB-C (Animação Bíblico-Catequética) da Diocese. Muitos catequistas não tinham esse contato, pois cada um tinha sua trajetória individual. Esse passo é fundamental para que todos saibam como é feito o trabalho e para que tenham uma referência, atuando em sintonia no âmbito diocesano.



O Congresso encerrou com uma missa, que estava sob a responsabilidade da área de Estrela. As Livrarias Paulus e Paulinasestavam presentes no evento com venda de livros em seus estandes. Ao final das atividades, a limpeza do ambiente ficou a cargo da área de Montenegro.