Biblioteca Pública de Montenegro Hélio Alves



Curso de Literatura Infanto-Juvenil na Biblioteca Pública vai capacitar professores
A Biblioteca Pública Municipal está oferecendo aos professores o curso de Literatura Infanto-Juvenil: Capacitação de Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias. O objetivo é capacitar professores como mediadores de leitura e contadores de histórias. "A ideia é fomentar a leitura nas escolas através do contato com profissionais da literatura: escritores e especialistas e suscitar no profissional da Educação o hábito da contação de histórias, aguçando a ludicidade do professor", explica a Diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, Simone Maria dos Santos Dörr.

A educadora salienta ainda que o encantamento pela literatura acontece a partir do momento que o leitor (aluno) vivencia situações de leitura e percebe a importância que o mediador (professor) dá para ela, ou seja, o aluno aprende a gostar de ler quando lhes é dado o exemplo.

Segundo Regina Zilbermann, "Ao professor cabe o desencadear das múltiplas visões que cada criação literária sugere, enfatizando as variadas interpretações pessoais (...) em razão de sua percepção singular do Universo representado" (Zilberman,2003, p. 28).


O papel do professor no processo de conquistar seus alunos para a literatura é por demais relevantes, pois caso o seu desempenho demonstre o desconhecimento da literatura e leitura, poderá criar em seus alunos o afastamento dos livros.

O curso terá início no dia 22/08/2013, quinta-feira e acontecerá uma vez por mês na sala de reuniões da SMEC, conforme cronograma abaixo. As inscrições pode ser feitas através do fone: 3632-5202, ou e-mail smecbiblioteca@montenegro.rs.gov.br

Programação:

Módulo 1 - Importância da literatura na formação do Leitor
Dias: 22/08/2011
Assessor: Simone Mª dos Santos Dörr e Sandra Mª Crosta Born
Manhã - Professores

Módulo 2 - Contar histórias - Lendas gaúchas
Dias: 09/09/2011
Assessor: Simone Mª dos Santos Dörr e Sandra Mª Crosta Born
Manhã - Professores

Módulo 3 - Confecção de Personagens em - EVA
Dias: 14 /10/2011
Manhã - Professores
Assessor: Sandra Mª Crosta Born e Simone Mª dos Santos Dörr

Módulo 4 - Prática: Contando histórias -Técnicas de contação de historias
Dias: 11 /11/2011 Manhã - Professores
Assessor: Sandra Mª Crosta Born e Simone Mª dos Santos Dörr

Módulo 5: Contando Histórias e criando materiais
Dias: 09/12/2013
Manhã Professores