Márcio Weber será ordenado padre


Sair do meio do povo e ser acolhido por ele

O dia 21 de julho de 2013 será histórico para a Diocese de Montenegro, mas em especial para um de seus membros. O seminarista Márcio Weber será ordenado diácono, que é o primeiro grau do Sacramento da Ordem e converge para a ordenação presbiteral. No próximo dia 13 de dezembro, ele será ordenado padre e celebrará sua primeira missa dois dias depois, em sua terra natal, Vale Real.

Nascido na localidade de Tirol, Nova Petrópolis, o jovem Márcio sempre acompanhou a vida da Igreja com sua família, na Paróquia Santos Reis de Vale Real. O pai motorista de ônibus e a mãe agricultora sempre semearam em Márcio e no irmão mais novo uma religiosidade muito forte. “Desde pequeno eu era coroinha e sempre fomos uma família católica praticante. É difícil dizer como surgiu o chamado vocacional, que é algo subjetivo”, recorda o seminarista. Em 1993, entrou para o Seminário São José, de Gravataí, onde cursou o Ensino Fundamental. De 1994 a 1996 cursou no Seminário de Bom Princípio o Ensino Médio, sendo que acabou por concluí-lo em 1997 novamente no Seminário de Gravataí.

De 1998 a 2007, Márcio afastou-se da formação sacerdotal. Durante 10 anos trabalhou em duas empresas e fez a graduação em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. De 2002 a 2006 o jovem foi transferido para São Paulo, a trabalho, onde cursou seis semestres da faculdade de Direito. Novamente transferido de volta ao estado gaúcho, para o município de Caxias do Sul, Márcio sentiu que algo o chamava.

No ano de 2008 decidiu ouvir o chamado vocacional que permanecia dentro dele e retornou ao Seminário Propedêutico de Gravataí. Em 2009 foi para o Seminário de Viamão, para dar sequência à formação. Nos anos de 2009 e 2010 trabalhou na Paróquia de Paverama e em 2011 atuou no município de Triunfo. De 2012 até o momento fez um estágio paroquial de um ano no município de Brochier, na Paróquia São João Batista. Neste ano de 2013, acompanha as atividades da Igreja naquele município apenas nos finais de semana, que será o local escolhido para sua ordenação diaconal. 

Nestes dias que antecedem a ordenação como diácono Márcio acorda sentindo que “algo diferente está no ar. É um misto de alegria com ansiedade”, descreve. Afinal, continua ele, “a ordenação diaconal já é para sempre e direciona para o resto da vida. Estou assumindo um compromisso de fidelidade com o povo de Deus e com a Igreja. Sei que vou trabalhar para o povo de Deus daDiocese de Montenegro”, descreve. Márcio afirma que buscará ser um padre próximo do povo. “O Papa diz que o pastor deve ter o cheiro de seu rebanho. O sacerdote é uma pessoa constantemente procurada, é uma referência para as pessoas”, explica, ao acrescentar que pretende ter um zelo e cuidado especial em seu ministério com a questão da Liturgia. “A ordenação é quando alguém sai do meio do povo para servir ao povo. Estou fazendo esta entrega e agradeço desde já pela acolhida”, conclui.

Atualmente, Márcio Weber está concluindo a graduação em Teologia na Pontifícia Universidade Católica – PUCRS. Ele faz um chamado especial para que toda a comunidade da Diocese de Montenegro, especialmente as equipes vocacionais, os grupos de jovens e demais movimentos, compareçam ao Ginásio Darcy Fetzner, em Brochier, no próximo domingo, a partir das 14h30min. A celebração de ordenação terá início às 15h. Na ocasião também ocorrerá a Romaria Vocacional e o envio dos peregrinos da Diocese de Montenegro que irão para o Rio de Janeiro participar da Jornada Mundial da Juventude.