Jornada Mundial da Juventude - Diocese Montenegro - 24/7/13




JMJ - O segundo dia

Hoje, quarta-feira, 24 de julho de 2013, cristãos e católicos do mundo inteiro celebram o segundo dia da Jornada Mundial da Juventude, que acontece na cidade do Rio de Janeiro.


A Diocese de Montenegro está representada por cerca de 400 peregrinos que compartilham pelos perfis pessoais no Facebook alguns dos momentos vividos neste importante evento. Tudo, é claro, na medida em que conseguem acesso à internet.
Para Gabriel Zucki Bagatini, seminarista do Seminário São João Batista, de Viamão, “abraçar e desejar a Paz de Cristo para amigos e desconhecidos, brasileiros e de outras nacionalidades, durante a Santa Missa, me fez experimentar a catolicidade, a universalidade da Igreja Católica de uma forma especial! Isso é ?#‎JMJ2013!”.


Durante a missa de abertura ontem, ele postou em seu perfil: “participando dessa Santa Missa pelos 242 jovens que morreram em Santa Maria e por toda juventude do mundo!”. E ainda: “estamos na abertura da ?#‎JMJ2013, em Copacabana! Lindo, emocionante! 'Emanuel, Emanuel...' Obrigado Senhor!”


Dentre tantas fotos que postou, uma delas teve a seguinte legenda: “Diocese de Montenegro tomando conta do transporte público do Rio, cantando hinos; o mais entoado, claro, o da ?#‎JMJ2013”.



Renata Stiehl é integrante do CLJ de Montenegro e trabalha como voluntária na JMJ. Ela conta que sua viagem foi tranquila. “Cheguei ao Rio dia 15. Estou hospedada na escola Notre Damme, em Ipanema. Hoje (terça) trabalhei na distribuição do kit peregrino no Sambódromo e a fila estava imensa. Tive o prazer de encontrar participantes da nossa Diocese”, conta ela.


A manhã de quarta-feira foi destinada à catequese. Alguns jovens da Diocese de Montenegro postaram fotos da atividade na Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília, no Bairro Vigário Geral - com Dom Eugênio Lambert Rixen. Todos os peregrinos participantes da Jornada Mundial da Juventude fazem essa catequese, em vários lugares do Rio de Janeiro. Cada bispo ministrante escolhe um tema especifico.


Diogo Ertel postou em seu perfil no Facebook na terça-feira à tarde: “Indo para Copacabana... ônibus público está lotado... vendo o Pão de Açúcar já... viva Cristo #vivajmj". E depois da celebração postou: “A missa estava muito boa... a presença de tantas pessoas demonstrou o quanto a nossa Igreja está forte...”. Na quarta-feira já escreveu: “Esta manhã é dedicada para palestra com o Bispo Eugenio Rixen... Nossa fé deve ser vivida em comunidade”. 


A jovem Bruna Castro, de Brochier, ficou 6 horas na fila para retirar o kit peregrino na terça-feira à tarde. “Isso é JMJ!”, escreveu ela.


Luiz Eduardo da Silva, de Capela de Santana contou como foi o primeiro dia da JMJ Rio 2013: “pela manhã fomos buscar o kit café da manhã, que estava muito bom (tem Nutella, hehe). Daí partimos de busão para a Penha, visitar a casa de Nossa Mãe. Ela nos acolheu de braços abertos. Foi um momento fantástico conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Depois fomos para Copacabana almoçar. Então, partimos para as areias, para a abertura, com Dom Orani. Outro momento fantástico: linda abertura. Lembrei do Dilson Santos ao final da Santa Missa, vendo uma multidão saindo das areias, com chuva e uma ópera de fundo bem aterrorizante. Lembrei do tio dizendo ‘é o fim do mundo...’, hehehe. Uma multidão em Copacabana tomou conta das ruas. Pegamos um busão até a Central do Brasil e depois outro para a Ilha. Dia cansativo depois de horas de pé. Agora cama. Amanhã começam as catequeses. Fiquem com Deus”.


Diego Knecht, seminarista do Seminário São João batista, de Viamão, escreveu que foi emocionante a missa de abertura da JMJ 2013. “De arrepiar...”. dividiu.




Hoje, quarta-feira, os jovens da Renovação Carismática Católica da Diocese estiveram visitando os pavilhões da JMJ no Rio Centro, na cidade da fé.