Internet via telefone celular aumentou 300%


Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostra que o Brasil está avançando na inclusão digital. Segundo o levantamento, o número de domicílios com acesso à internet aumentou em todas as regiões do país, passando de 27% para 38% - num aumento de mais de 40%. Esse foi o maior crescimento registrado na história da internet no período de um ano.

Os tipos de conexão também ganharam diversidade, com destaque para o expressivo aumento no uso da internet móvel. A pesquisa mostra que, em comparação a 2010, o uso do celular para acessar a internet cresceu 240%. Isso significa que o número de brasileiros que contam com essa facilidade triplicou, passando de 5% para 17%. O acesso via banda larga móvel, com uso do modem 3G, também aumentou, passando de 10% para 18%.

Além do crescimento no número de lares com internet, o estudo também identificou o aumento nas velocidades de acesso. O percentual de domicílios com conexões entre 256 Kbps e 1 Mbps passou de 18% em 2010 para 29%, num crescimento de mais de 60%.

O aumento aconteceu no mesmo período em que o governo federal lançou o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) que, entre outras ações, passou a oferecer internet de 1 Mbps de velocidade a preço popular, com planos de R$ 35 ou R$ 29 nos estados em que há isenção de ICMS.


A pesquisa mostra importantes avanços na zona rural. O número de domicílios com acesso à internet no campo cresceu 66,6%, passando de 6% em 2010 para 10% na última pesquisa. No caso do acesso móvel, o aumento foi de 300% - em 2010, apenas 2% das pessoas que utilizaram o telefone num período de três meses haviam utilizado o aparelho para acessar a internet, esse número passou para 8%.

Para ampliar ainda mais o acesso da zona rural às tecnologias da informação e da comunicação, o governo v licitou a faixa de frequência de 450 Mhz, que vai permitir a expansão dos serviços de telefonia e internet no campo, mesmo em áreas remotas.

Fonte: Ministério das Comunicações