Hospital é multado após mulher morta acordar



Um hospital de na cidade americana de Syracuse, no estado de Nova York, foi multado em US$ 6 mil (quase R$ 13.569 mil) depois que uma mulher, considerada morta, acordou na mesa de operações onde deveria ocorrer a cirurgia para a retirada de seus órgãos para doação.

O caso ocorreu em 2009 com Collen Burns, de 41 anos, que tinha sido levada para o Hospital St. Joseph devido a uma overdose de relaxantes musculares e outras drogas como Xanax e Benadryl.

Depois de alguns exames, os médicos consideraram que Collen tinha sofrido "morte cardíaca" e a família concordou em doar os órgãos.

Collen foi levada para a sala de cirurgia onde seus órgãos seriam retirados mas, quando a equipe acendeu as luzes em cima da paciente, ela acordou.

Lucille Kuss, a mãe de Collen disse ao jornal local The Post-Standard que a experiência foi horrível para toda a família, mas os médicos nunca explicaram exatamente o que aconteceu.

"Eles ficaram meio chocados. Foi uma surpresa para eles também", afirmou.

Collen, que tinha três filhos, teve alta hospitalar dias depois do incidente, mas cometeu suicídio menos de dois anos depois.

Kuss afirmou que a situação não afetou sua filha. "Ela estava tão deprimida que realmente não fez nenhuma diferença para ela."

A família não moveu nenhum processo contra o hospital, mas o Estado iniciou a investigação do caso em março de 2010, em resposta a um requerimento do The Post-Standard com base na lei americana de liberdade de informação.