Estado amplia repasse ao Hospital Montenegro






O novo contrato assinado entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Hospital Montenegro amplia em 168% os valores repassados à instituição - que passam de R$ 527 mil para R$ 1,4 milhão por mês, entre recursos federais e estaduais. "Sabemos que estamos aplicando bem os recursos, que resultarão em novos serviços, maior facilidade de acesso e qualificação do cuidado", afirmou o titular da SES, Ciro Simoni.


Entre os novos serviços estão as especialidades de traumatologia e urologia, além de linhas de cuidado em gastroenterologia, vascular, cardiologia e otorrinolaringologia, que garantem a integralidade do atendimento ao usuário. A coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rosângela Dornelles, disse que as novas especialidades estruturam o Hospital para a abertura de uma UTI, com capacidade de 10 leitos, que deve ocorrer nos próximos meses.


"Estamos dando mais um passo em um processo que vem crescendo", afirmou o secretário Simoni em referência às ações adotadas pelo Estado em parceria com o município e a administração do hospital. Em agosto de 2011, a SES montou um grupo de trabalho para acompanhar a nova contratualização e elaborar um plano operativo para compor a nova característica da instituição. Em novembro, o Estado fez a primeira ampliação no repasse que tornou o Hospital Montenegro referência em oftalmologia. 

Ciro Simoni reforçou que a regionalização dos serviços é prioridade do Governo do Estado. "O que estamos fazendo pelo Estado todo é descentralizar, garantindo que instituições como o Hospital Montenegro possam, além de prestar bem o seu atendimento, ampliá-lo", afirmou. Com 125 leitos, que incluem ainda as especialidades de cirurgia geral, obstetrícia, pediatria e psiquiatria, o Hospital também aderiu à portaria 929 do Ministério da Saúde para se tornar 100% SUS.