Começou hoje (15/7) e continua amanhã (16/7), em Montenegro, o 12º Encontro Nacional de Educação e o 33º Encontro Municipal de Educação com o tema Professor Sujeito: Gerenciando relações na escola, na família e na sociedade. Nos dois dias haverá palestras, oficinas, com a participação de alunos, educadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, saúde e comportamento. O secretário municipal de Educação, Luiz Aldana, questionou: "de que forma a escola se insurge na sociedade, definindo caminhos, metas e vivenciando experiências", ressaltou. Na abertura, no Teatro Roberto Atayde Cardona, o prefeito Paulo Azeredo falou que o evento é um momento de aprendizado. "Educação é o caminho para o desenvolvimento. Aqui colhemos a informação que faz a semeadura ali fora", disse. A manhã seguiu-se com palestra e apresentação artística. À tarde aconteceu o simpósio Discutindo fatores que influenciam na saúde do professor. À noite acontece a palestra Alegria de Ser e de Pertencer: o segredo de uma equipe produtiva e feliz,ministrada pela Pedagoga Empresarial, Clarisse Leal Freitas.
Na terça-feira, dia 16, as atividades acontecem simultaneamente nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental: Dr. Walter Belian, José Pedro Steigleder e Cinco de Maio (ver atividades de cada escola na relação abaixo). Serão oficinas diversas, palestras, jogos teatrais, brincadeiras, atividades práticas e lúdicas, envolvendo professores e alunos da educação infantil, das séries iniciais até as séries finais.
SERVIÇO:
O que: 12º Encontro Nacional de Educação e 33 Encontro Municipal de Educação
Tema central: Professor Sujeito: Gerenciando relações na escola, na familia e na sociedade
Dias: 15 e 16 de julho / 2013
Horário: a partir das 7h. E 30 min. No dia 15 e 8h no dia 16.
Onde:Teatro Roberto Atayde Cardona (dia 15) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian, José Pedro Steigleder e Cinco de Maio (dia 16).
Realização: Prefeitura Municipal de Montenegro e Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC
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PROGRAMAÇÃO: 12º Encontro Nacional de Educação e 33º Encontro Municipal de Educação
- Dia: 15 de Julho
LOCAL: Teatro Roberto Atayde Cardona.
MANHÃ
7h 30 min - Credenciamento.
8h - Coffee Break.
8h 30min - Abertura Oficial.
9h 15min - PALESTRA
Dá um tempo! Identificar, prevenir e administrar o stress na Escola, na Família e na Sociedade.
Dra. Ana Maria Rossi - M.S., M.A., Ph.D., dirige a Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre, doutoramento em Psicologia Clínica e Comunicação Verbal.
TARDE
13h - Apresentação Artística: Escolas do Programa Mais Educação.
13h 30min - SIMPÓSIO: Discutindo fatores que influenciam na saúde do professor.
Claudia Flores Rodrigues- Doutora em Educação.
Rosângela Nunes - Psicóloga.
Dirceu Mauch - Clínico Geral.
Georgia Moraes - Fisioterapeuta.
Maria José Machado de Lima - Vice-presidente da Associação dos Supervisores de Educação do Estado RS
NOITE
18h - Apresentação Artística.
18h 30min - PALESTRA
Alegria de Ser e de Pertencer: o segredo de uma equipe produtiva e feliz.
Clarisse Leal Freitas: Pedagoga empresarial, Supervisora Escolar, Pós-graduada em Recursos Humanos e MBS - Master Business Secretaries.
- Dia: 16 de Julho
MANHÃ: 08h às 12h
TARDE: 13h às 17h
Oficinas Didático - Pedagógicas:
§ DCriança na Escola: criatividade, uma decisão pedagógica.
C§ Consciência fonológica e o processo de alfabetização.
§ BBrincadeira tem hora. Trânsito não é brinquedo.
§ CCriando seu Blog.
§ BBrincando e aprendendo com o GCompris.
§ BBrincar é um ato de aprender.
§ EEducação Fiscal: atividades lúdicas na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
§ JJogos teatrais.
§ PPrática para a sustentabilidade.
§ EEducação para o patrimônio através de atividades lúdicas.
§ Ensino da Música na Escola: algumas (im)possibilidades.
§ UUma brincadeira interessante: descomplicando o Jogo de Xadrez.
§ DDa sala de aula para Feira do Livro.
§ BBrincando de cineasta.
§ PProjeto Arte na Escola.
§ NNova ortografia e novas aprendizagens.
§ CCírculos de Construção de Paz.
§ PPapéis e outras possibilidades.
§ AA brincadeira como fonte de aprendizagem.
§ HHarmonização e Resgate da Criança Interior.
§ CCriação de Histórias em Quadrinhos no Libreoffice Impress.
§ BBrincando se aprende.
§ PProcessos de impressão: possibilidades para a sala de aula.
§ CComo trabalhar os diferentes produtos culturais em sala de aula.
§ E
OBS.: As oficinas ocorrerão nas escolas municipais, conforme programação abaixo relacionada.
Informações de locais e horários: (51) 3632 3067 - e-mail: smec.educando@montenegro.rs.gov.br
Reflexão: "Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos direito de ser diferentes quando a nossa desigualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades".
Boaventura de Sousa Santos - Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale(EUA), Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal), onde também é Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.
OFICINAS - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - 16/07/2013 -
HORÁRIOS: Manhã: 8h às 12h.
Tarde: 13h às 17h.
LOCAIS:
· EMEF Dr. Walter Belian.
· EMEF José Pedro Steigleder.
· EMEF Cinco de Maio.
EMEF CINCO DE MAIO
MANHÃ:
Título: Dança na Escola: criatividade, uma decisão pedagógica (manhã)
· Salas: 1 e 2.
· Ministrante: Professora Suzana Schoellkopf.
· Público-alvo: Séries Iniciais e Finais.
· Material necessário: roupas e sapatos confortáveis. Material para anotação.
· Resumo da oficina: Reflexão sobre o ensino da dança na Escola e da importância como veículo de criação, aproximação e colaboração. Atividades práticas visando o autoconhecimento corporal e exemplos que podem ser desenvolvidas com os alunos.
· Título: Consciência fonológica e o processo de alfabetização (manhã)
· Sala: 17.
· Ministrante: Professora Liliam Ziembowicz.
· Público-alvo: Séries Iniciais.
· Material: Papel e caneta.
· Resumo da oficina: Atividades práticas com jogos e brincadeiras: a unidade escrita é relacionada à unidade sonora da palavra (fonemas) através da reflexão acerca dos sons da fala e sua relação com os grafemas, sendo possível compreender a existência de uma relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita.
· Título: Brincadeira tem hora...Trânsito não é brinquedo (manhã)
· Sala: 16.
· Ministrante: Sílvia Regina Machado.
· Público-alvo: Ed. Infantil e Séries Iniciais.
· Material: Fotos antigas da nossa cidade, jornal com reportagem sobre trânsito, canetão e folha de ofício.
· Resumo da oficina: Nesta oficina apresentamos jogos, brincadeiras, atividades multidisciplinares e sugestões de material de apoio para serem desenvolvidas em sala de aula e no pátio da Escola. Esta é a oportunidade de ensinar e aprender trânsito como tema transversal e interdisciplinar de maneira lúdica, investigadora, crítica e prazerosa, criando possibilidades para que nossos alunos vivenciem e discutam orientações para sua segurança na vida cotidiana.
· Título: Criando seu Blog (Manhã e Tarde) - 8 horas (manhã com continuidade a tarde)
· Sala: NTM.
· Ministrante: Jaqueline Severo Bach.
· Público-alvo: Ed. Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Resumo: Vivenciar a construção de Blogs num contexto educacional, oportunizando a exploração de outros ambientes de interação, pesquisando na Internet a fim de usurfruir dos benefícios de um conjunto de recursos que ampliarão sua atuação no ambiente escolar, permitindo a interatividade ao acompanhar e divulgar projetos em diferentes disciplinas com alunos e comunidade.
· Título: Brincando e aprendendo com o GCompris ( Manhã com continuidade a tarde) - 8 horas
· Sala: Laboratório de Informática.
· Ministrante: Cristina Pires e Juliana Silveira da Silva.
· Público-alvo: Séries Iniciais.
· Resumo: GCompris é um software educativo, composto por 107 atividades lúdicas dirigida às crianças de 2 a 10 anos de idade. A oficina apresentará os recursos e as possibilidades de utilização pedagógica das ferramentas do GCompris como: atividades de descoberta, de entretenimento, de coordenação motora fina e exercícios que desenvolvam a lógica e raciocínio.
TARDE:
· Título: Brincar é um ato de aprender - (tarde)
· Sala: 17.
· Organizadora: Glaé Machado.
· Público alvo: Educação Infantil e Séries Iniciais.
· Resumo da oficina: Brincando e aprendendo: é assim que procuramos aplicar jogos e atividades na Sala de Recursos Multifuncional, desenvolvendo a estimulação, atenção, educação em geral para as crianças, tornando mais proveitosos e agradáveis os momentos de aprendizagem.
· Título: Educação Fiscal: atividades lúdicas na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (tarde)
· Sala: 16.
· Ministrante: Maria Giane Campiol da Rosa.
· Público-alvo: Educação Infantil e Séries Iniciais.
· Resumo: A oficina aborda as diferentes possibilidades de trabalhar o tema Educação Fiscal em sala de aula. Através de atividades lúdicas com jogos pedagógicos, brincadeiras, músicas, teatros e vídeos educativos, visando a construção de cidadãos críticos, participativos e transformadores da realidade social.
· Título: Jogos teatrais ( tarde)
· Sala: 1 e 2.
· Ministrante: Ana Ulrich.
· Público-alvo: Séries Iniciais e Finais.
· Material necessário: roupa e sapato confortável..
· Resumo da oficina: A oficina se propõe a ludicidade através de jogos teatrais, proporcionando a integração, socialização, sensibilização e experimentação da linguagem teatral.
· Título: Prática para a sustentabilidade (tarde)
· Sala: 15.
· Ministrante: Maria Nelci Köetz e Márcia Regina Kranz.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Resumo da oficina: Saída de Campo: visita à Ecocitrus (usina), visita a Vapor Velho, análise da horta ecológica de Carmen Hass que faz parte do grupo "Companheiros da Natureza".
EMEF. JOSÉ PEDRO STEIGLEDER
MANHÃ:
*Título: Educação para o patrimônio através de atividades lúdicas
*Sala: 4.
*Ministrante: Profª Ms Lisiane da Silva Lopes.
*Público-alvo: Séries Iniciais e Séries Finais.
*Resumo: A Educação para o patrimônio constitui um instrumento de ligação entre o público escolar e o patrimônio cultural local. É preciso investir no entendimento e na valorização dos bens histórico-culturais para que sejam reconhecidos e preservados como testemunhos da identidade montenegrina.
· Título: O Ensino da Música na Escola: algumas (im)possibilidades
· Sala: 3.
· Ministrante: Profª Ms Júlia Maria Hummes.
· Público-alvo: Séries Finais.
· Resumo: Discussão sobre a posição que a Música alcançou através da Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, que torna seu ensino obrigatório no Ensino Fundamental e Médio. E, buscar responder as seguintes questões: Por que é importante o ensino de música? Que outros conhecimentos são agregados a este saber? Que habilidades a música desenvolve? Que funções a música exerce na sociedade? Além de expor ideias para se trabalhar na sala de aula.
· Título: Uma brincadeira interessante: descomplicando o Jogo de Xadrez
· Sala: sala de vídeo.
· Ministrante: Valéria Peres Koch, Laila da Silveira.
· Público-alvo: Educação Infantil e Séries Iniciais.
· Material necessário: 3 metros de papel pardo, 10 folhas de desenho, lápis preto, borracha, canetinha, tesoura.
· Resumo da oficina: Através de histórias contadas pelo professor, o aluno vai conhecer e aprender o nome das peças do jogo de xadrez, o posicionamento de cada uma no tabuleiro, bem como as jogadas básicas de cada peça (movimentação, lances, capturas).
· Título: Da sala de aula para a Feira do Livro
· Sala: Biblioteca.
· Ministrante: Simone Maria dos Santos Dörr.
· Público-alvo: Educação infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Resumo da oficina: A Feira do livro quando vinculada ao contexto da escola tem mais relevância e um resultado mais significativo. A contação de história e toda a sua riqueza como recurso importante e necessário em sala de aula, dá suporte para um trabalho eficaz. A oficina oferece uma análise e construção de um projeto literário visando um planejamento prévio para a Feira do Livro Municipal que ocorrerá em outubro/2013.
· Título da oficina: Brincando de cineasta ( Manhã com continuidade a tarde ) - 8 horas
· Sala: Laboratório de Informática.
· Ministrante: Isabel Maria Lopes e Nara Pereira da Rosa.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Material: câmera fotográfica digital, pendrive.
· Resumo: Explorar o Move Maker como uma ferramenta de trabalho para a criação de vídeos.
TARDE:
· Título: Projeto Arte na Escola
· Sala: Sala de vídeo.
· Ministrante: Rosani Brochier Nicoli.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Material: Material para anotações, pedaço pequeno de cartolina preta e papel contact ( o tamanho a ser utilizado não será muito grande).
· Resumo da oficina: Divulgação do Projeto Arte na Escola. Além de instrumentalizar professores em suas práticas de sala de aula nas diferentes formas expressivas das Artes Visuais, divulgação da DVDteca e exploração deste material em sala de aula. A oficina proporcionará experiências estéticas com os professores, a partir dos DVDs e imagens, oportunizando reflexões e abordagens metodológicas.
· Título: Como trabalhar os diferentes produtos culturais em sala de aula
· Sala: Biblioteca.
· Ministrante: Jeferson Giacomelli.
· Público-alvo: Séries Finais.
· Resumo da oficina: Reflexões sobre os diversos produtos culturais que permeiam as Escolas, as linguagens que fazem parte do dia-a-dia do aluno e como o professor pode fazer uso destes textos para enriquecer sua prática em sala de aula. A oficina, também, visa oferecer ao corpo docente, experiências práticas em produção textual.
· Título: Nova ortografia e novas aprendizagens
· Sala: 4.
· Ministrante: Profª Ms. Maria Cristina Müller da Silva.
· Público-alvo: Séries Iniciais e Séries Finais.
· Resumo da oficina: Aspectos históricos e políticos da Língua Portuguesa escrita, a partir de dúvidas frequentes de professores, mudanças na ortografia da Língua Portuguesa: alfabeto, acentuação, trema, hífen, apóstrofo, maiúsculas e minúsculas; realização de exercícios de fixação e sugestões de atividades práticas para o trabalho com a ortografia em sala de aula.
· Títulos: Círculos de Construção de Paz
· Sala: 3.
· Ministrante: Beatriz Regina Rovaris Gehlen e Rita de Cássia Fischer.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Material necessário: trazer um objeto afetivo ( algo que seja importante, ou que traga uma lembrança boa)
· Resumo: Incentivar nas escolas os Círculos de Construção de Paz, pois é uma forma de reunir as pessoas de modo que todos sejam respeitados, tenham igual oportunidade de falar e participar das decisões. Gerenciador de conflitos de sala de aula, recreio, lidando com a indisciplina tão comum em nossas Escolas.
EMEF Dr. WALTER BELIAN
MANHÃ:
· Título: Papéis e outras possibilidades
· Sala de reciclagem
· Ministrante: Marina Reidel.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Materiais necessários: folhas secas, aromas (quem quiser), rendas, diversos tipos de papel colorido.
· Resumo da oficina: Confecção de papel reciclado e outras possibilidades a partir do papel reciclado.
· Título: A brincadeira como fonte de aprendizagem
· Sala: 2 e 3.
· Ministrante: Cristine Pereira.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais.
· Resumo da oficina: A oficina será dividida em dois momentos específicos; primeiro uma parte teórica com um histórico sobre o "Brincar" e a importância do desenvolvimento corporal para a aprendizagem. No segundo momento com atividades práticas como sugestão de atividades.
· Título: Embalos
· Sala: 18
· Ministrante: Helenice Verde da Rosa.
· Público-alvo: Educação Infantil.
· Resumo da oficina: É voltada para a Educação Infantil, priorizando os Berçários. Atividades práticas com música e movimentos visando fortalecer o vínculo afetivo entre bebê e adulto, além de despertar a descoberta do corpo e do mundo que nos rodeia.
· Título: Harmonização e Resgate da Criança Interior
· Sala: 20.
· Ministrante: Noêmia da Silva e Paula Cristina Primaz.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Material: venda para os olhos.
· Resumo da oficina: O "eu criança" quando abandonado não integrado ao "eu adulto", pode nos levar a comportamentos inadequados no trabalho, tornar difícil que tenhamos uma vida afetiva feliz....negando-nos a liberdade de diversão e de vida plena.
· Título: Criação de Histórias em Quadrinhos no Libreoffice Impress - (Manhã com continuidade à tarde) - 8 horas
· Sala: Laboratório de Informática.
· Ministrante: Adriane Bergamaschi, Pedro Gomes e Gessi Machado Mello.
· Público-alvo: Séries Iniciais.
· Resumo da oficina: confecção de figuras da história no Paint, recortar, colar no slide do Impress, inserir balão de fala, inserir hyperlink.
TARDE:
· Título: Brincando se aprende
· Sala: Ginásio.
· Ministrante: Rafael Rogério da Silva.
· Público-alvo: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais.
· Resumo da oficina: novas vivências e apresentação de um novo olhar da recreação na escola.
· Título: Processos de impressão: possibilidades para a sala de aula
· Sala: Sala de reciclagem.
· Ministrante: Prof. Ms Patriciane Born.
· Público-alvo: Educação Infantil e Séries Iniciais.
· Material necessário: tinta têmpera, 1 kg de argila, 2 bandejas de isopor, 15 folhas brancas e coloridas (tipo sulfite), lápis, caneta, tesoura, estilete, barbante, lã, clips, folhas secas de árvores, pedaços de renda, pano para limpeza.
· Resumo da oficina: Nesta oficina teórico/prática, serão abordado alguns processos de impressão basilares para o entendimento da linguagem artística secular da gravura, e que são possíveis de serem propostos em sala de aula de diversos níveis do ensino regular. Serão realizadas experimentações de alguns processos de impressão como a monotipia, estêncil, gravura com matriz de argila e com matriz de isopor, através do uso de materiais acessíveis e possíveis de serem incluídos em projetos pedagógicos.
· Título: A brincadeira como fonte de aprendizagem
· Sala: 2 e 3
· Ministrante: Cristine Pereira.
· Público-alvo: Educação Infantil e Séries Iniciais.
· Resumo da oficina: A oficina será dividida em dois momentos específicos: primeiro uma parte teórica com um histórico do "Brincar!", a importância do desenvolvimento corporal para aprendizagem e o segundo momento com atividades práticas.
Maiores informações: (51) 3632 3067
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