DIOCESE DE MONTENEGRO - Márcio Weber


                                                  Fé renovada na Diocese da Alegria

O dia cinza e frio de ontem começou a mudar quando o relógio se aproximava das 14 horas. Um sol radiante resolveu aparecer para iluminar o grande evento da Diocese de Montenegro neste domingo, na cidade de Brochier, onde ocorreu a ordenação diaconal de Márcio Weber, a Romaria Vocacional e o envio dos peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Católicos de várias regiões e municípios se dirigiram para a cidade de Brochier, onde uniriam seus corpos, mentes e corações em torno da fé em Jesus Cristo e da celebração desta fé na mesma mesa: a Igreja.

O Ginásio Municipal Darcy Fetzner estava lotado. Estima-se que aproximadamente 2,5 mil pessoas partilharam deste momento único, cantando, rezando e se comprometendo diante da letra do Hino da Jornada Mundial da Juventude deste ano: “Cristo nos envia: ‘Sejam missionários!’”, entoado repetidas vezes no evento. Desde a criação da Diocese de Montenegro, é a primeira vez que a Romaria Vocacional é realizada em Brochier.

Logo ao entrar na cidade de Brochier já era possível se deparar com o muro da rua principal pintado com os símbolos da J M J e frases em espanhol e alemão, escritas pelos peregrinos estrangeiros que participaram da Semana Missionária na Diocese de Montenegro. Jovens de grupos e movimentos portando faixas, placas e bandeiras se espalharam pelo centro do município indicando o caminho para quem chegava.

Na entrada do Ginásio Municipal Darcy Fetzner, Márcio Weber recepcionava a todos que chegavam, com um sorriso no rosto que transparecia a alegria e a ansiedade. Enquanto isso, Pe. Neimar Schuster e seu irmão Neilor Schuster faziam a acolhida e a animação, em cima do palco, convidando o público a cantar para se aquecer e se preparar para a cerimônia que em breve começaria. Neste clima de euforia estava a jovem Rafaela Schmitz, de Vale Real. “Estou muito feliz e animada. Sinto uma fé muito grande, não sei como explicar. A realização da Jornada Mundial da Juventude mudou a minha vida em todos os sentidos, para melhor, é claro”, garante.

Antes de iniciar a celebração, um grupo de jovens se preparava para entrar em procissão segurando uma cruz de madeira, um dos símbolos da JMJ. Jean Goulart, de 21 anos e integrante do CLJ de Portão estava entre eles. “Sinto uma grande ansiedade, em função de irmos daqui a pouco para a Jornada. Lá, espero renovar minha fé para acolher o espírito de missão e levar a luz a quem precisa. Queremos ser uma Igreja de jovens que participam e tomam a frente. Sinto orgulho de fazer parte dessa Igreja que vibra e é feliz na fé”, descreve.

Uma emocionante celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, e concelebrada por aproximadamente 50 representantes do clero diocesano teve início por volta das 15 h. Ao tomar a palavra, Dom Paulo recordou a recente encíclica do Papa Francisco – Lumen Fidei (Luz da Fé) – e sua importância neste ano da fé para o aprofundamento e a recuperação do caráter de luz específico da fé para iluminar a experiência humana. “Quem acredita nunca está sozinho. A luz de Cristo brilha no rosto de todos os cristãos e se transmite de geração em geração através da fé, dos sacramentos e da oração”, reflete o bispo. Ele destaca a Jornada Mundial da Juventude e fala sobre a importância da Semana Missionária na Diocese de Montenegro, envolvendo os jovens das paróquias. “O amor é a única realidade capaz de encher o coração e unir as pessoas”, acrescentou Dom Paulo. Em seguida, falou sobre o papel de um diácono e relacionou com o Evangelho do Dia de ontem (Lc 10,38-42 – Marta e Maria), ao destacar que o avental e a bacia são os símbolos do diácono, por lembrarem o serviço e o ato de lavar os pés.

Então, o Bispo Diocesano propôs ao público uma reflexão sobre a forma de olharmos para a Igreja hoje, afinal, segundo ele, “a Igreja continua sendo perseguida”. Dom Paulo contou a todos a história de um professor que entregou a seus alunos uma folha em branco com um ponto escuro no centro, pedindo que cada um dissesse o que entendia por aquilo. Todos os alunos focaram no ponto escuro, definindo as grandes mazelas da humanidade. Ninguém se deu conta do papel branco. “É evidente que algumas notícias preocupam a Igreja e a humanidade. No entanto, precisamos olhar para os aspectos bonitos da Igreja. Não vamos ser negativos. Basta ver a grandeza da Jornada Mundial da Juventude, a grandeza do Papa Francisco e da Diocese de Montenegro. Temos nossos defeitos e pecados, mas devemos permanecer animados e fortalecidos, para não nos deixarmos vencer”, afirmou.

Foi dado início à cerimônia da ordenação de Márcio Weber como diácono. O jovem respondeu algumas perguntas a Dom Paulo, diante da comunidade. Depois deitou-se para a Ladainha. Em seguida, Dom Paulo impôs as mãos sobre Márcio e lhe conferiu o grau do Diaconato. O neodiácono recebeu, então, o abraço dos colegas do clero que estavam presentes na cerimônia. Tomando a palavra, Márcio Weber fez vários agradecimentos e falou sobre sua família. “Nunca tivemos uma vida fácil, mas sempre nos amamos muito”, contou. 

Ao final da celebração, Dom Paulo De Conto fez o envio dos 400 jovens peregrinos da Diocese de Montenegro que partiram dali direto ao Rio de Janeiro. “O seu Bispo também estará lá com vocês. Nos encontramos na Jornada”, encerrou Dom Paulo, dando a bênção.

Um lanche comunitário encerrou em clima de festa e alegria a tarde deste domingo, 21 de julho de 2013, enquanto o Hino da Jornada Mundial da Juventude soava ao fundo, fazendo coro ao agitar das bandeiras que davam mais um colorido à multidão de fiéis ali reunida: “Cristo nos convida: ‘Venham, meus amigos!’; Cristo nos envia: ‘Sejam missionários!’".

Comentários