CPI DO LIXO


Câmara anuncia abertura da CPI do LIXO

Os Vereadores que assinaram o Requerimento 106/2013, para instituir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo, anunciaram sua abertura em coletiva à imprensa sexta (19) pela manhã, na sala de reuniões do Legislativo.

No início, a Presidenta Rose Almeida (PP) historiou os acontecimentos, nos últimos meses, envolvendo o serviço de coleta do lixo em Montenegro e as repercussões negativas.

O Vereador Márcio Müller (PTB), autor da redação do Requerimento, elencou os motivos da Câmara para criar a CPI: a anulação da licitação para o recolhimento do lixo; despesas com o uso de servidores e veículos do município para realizar a coleta do lixo, estando em vigência o contrato emergencial; se estes gastos foram descontados da empresa; os motivos que levaram à paralisação dos colaboradores da Biomina; a denúncia de que o Município paga pela coleta seletiva e a empresa não a realiza, dentre outros. “Queremos dar uma satisfação para a população, que está cobrando ansiosamente por respostas”, enfatizou Müller.

Segundo Renato Kranz (PMDB), a comunidade não aguenta mais o que qualificou de “proteção” do Executivo à empresa, assim como seu descaso com a população. “Não vimos nenhuma ação forte da Prefeitura para obrigar a empresa a cumprir o contrato assinado. Isto leva os Vereadores a apurar os fatos”, sinalizou. 

O jovem Vereador Gustavo Zanatta (PP) também manifestou sua indignação, citando que a sociedade não aguenta mais o “caos” que é a coleta do lixo em Montenegro. Marcos Gehlen (PT) - Tuco concluiu, afirmando que a opção pela CPI do Lixo atende às vozes das ruas. “Foi prometida várias vezes pelo Prefeito e proprietário da empresa a regularização no recolhimento e isto não aconteceu”, finaliza. 

Na sessão de quinta (25), o Requerimento estará em votação. Somente após aprovado será composta efetivamente a CPI, com a escolha do presidente e relator, além da equipe de apoio, composta por advogado, escrivão, digitador e oficial de diligências. Conforme o requerimento, o prazo para a conclusão dos trabalhos é de 45 dias, prorrogado por igual período, se necessário.